Grupo de Estudo e Pesquisa GEP-PACVET do UNINTA leva conhecimento na área de Patologia Clínica Veterinária para acadêmicos, pós-graduandos e egressos

Desenvolver projetos de pesquisa, extensão, explorar temáticas e técnicas laboratoriais para diagnóstico de diferentes enfermidades na área de patologia clínica veterinária, aplicando o conhecimento na interpretação dos exames e de casos clínicos de animais domésticos e silvestres, é o principal objetivo do GEP-PACVET (Grupo de Pesquisa e Estudo de Patologia Clínica Veterinária) do Centro Universitário Inta (UNINTA).

Criado em agosto de 2022 e coordenado pelos docentes Dra. Gissandra Farias Braz e Dr. Bruno Marques Teixeira, o grupo é cadastrado no CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Os integrantes do grupo são discentes da graduação (que já cursaram a disciplina de patologia clínica veterinária), pós-graduandos e egressos do curso de medicina veterinária.

Com limitação de participantes, a equipe se reúne a cada 15 dias e possui em sua programação, a promoção de palestras, minicursos e mesas redondas. E durante os encontros ocorrem apresentação de aulas expositivas, com discussão de casos clínicos, além do desenvolvimento de pesquisa e a produção de artigos científicos. Dessa forma, o projeto disponibiliza alternativas de enriquecimento profissional e educacional, utilizando a literatura e a pesquisa científica para fortalecer e favorecer a construção do conhecimento e formação do Médico Veterinário.

A Profa. Dra. Gissandra Farias Braz falou sobre a idealização do programa e contou que o grupo tem como principal propósito disseminar e aprimorar o conhecimento na área, preparando seus participantes para o mercado profissional. “Um ponto que me estimulou na idealização do GEP-PACVET foi identificar que alguns alunos se interessam muito pela área e demonstraram muito interesse em se enveredar profissionalmente no campo. Além de abraçar egressos do curso de medicina veterinária do UNINTA, que fizeram pós-graduação e trabalham, sem mencionar também, aqueles que são proprietários de laboratórios veterinários na cidade de Sobral”.

Os egressos que integram o grupo trabalham na área estudada e os discentes da instituição no desenvolvimento de pesquisas. Sobre essa participação a docente ainda ressalta: “É muito incomum os grupos de pesquisas possuírem egressos, e o nosso existe uma grande participação e envolvimento de profissionais que há pouco tempo foram nossos alunos. Hoje temos a oportunidade de explorar e disseminar ainda mais o conhecimento que eles adquiriram, onde muitos fizeram residência, mestrado e doutorado. Ver esses ex-alunos retornarem à instituição é muito gratificante”. Concluiu.

Conheça os egressos integrantes do GEP-PACVET:
Me. Ana Laysla Frota Machado – Patologista clínica veterinária, LACLISO-vet
Me. Naiani Nara Uchôa Fernandes – CEO- UNILAB
Me. Viviane Maria Dias Costa – Doutoranda ICB/UFMG

A seleção de novos membros acontecerá no início do semestre, no mês de fevereiro de 2023. Para informações sobre o grupo, os interessados podem entrar em contato pelo endereço eletrônico por e-mail: [email protected] ou pelo Instagram @gep_pacvet.