Pesquisar
Close this search box.

Grupo de pesquisa do curso de Fisioterapia tem artigo publicado em revista internacional

O Laboratório de Neurociências e Movimento Humano (NeuroMotion), grupo de pesquisa vinculado ao curso de Fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA), teve seu artigo intitulado “Can human posture and range of motion be measured automatically by smart mobile applications?” publicado pela revista acadêmica internacional Medical Hypotheses. 

A publicação é fruto de uma parceria interinstitucional e tem como autores do UNINTA as docentes Rayele Moreira e Samila Sousa Vasconcelos e a acadêmica Itamara Carvalho de Sá, além de membros do Technological Neuronovation & Brain Mapping Laboratory (NITLAB), vinculado a Universidade Federal do Piauí, do Instituto Federal do Maranhão e do Laboratório de Sistemas Distribuídos Inteligentes (LSDi), vinculado a Universidade Federal do Maranhão. 

O título traduzido para o português questiona se a postura e o movimento humano podem ser medidos através de aplicativos móveis. Os parâmetros são muitas vezes utilizados por fisioterapeutas e médicos e contribuem para o diagnóstico e tratamento de pacientes. Nesse sentido, os profissionais da saúde buscam métodos que tornem a avaliação não somente mais rápida, mas também eficaz e confortável. 

De acordo com a docente Rayele Moreira, uma das autoras do trabalho, “trata-se de um artigo de hipótese, no qual apresentamos a possibilidade de desenvolvermos um aplicativo móvel capaz de identificar automaticamente pontos anatômicos de referência no corpo humano. Esse processo está sendo desenvolvido com a aplicação de aprendizado de máquina, visão computacional em associação às tecnologias presentes nos smartphones, tais como câmera, acelerômetro e giroscópio. A partir dessa automatização será possível desenvolver uma solução móvel aplicável para avaliação postural e avaliação da amplitude de movimento humano, auxiliando profissionais durante a prática clínica”, explica. 

NeuroMotion

O Laboratório de Neurociências e Movimento Humano (NeuroMotion) é um grupo de pesquisa vinculado ao Curso de Fisioterapia do UNINTA. Seu objetivo é estimular acadêmicos e professores a desenvolverem pesquisas nas temáticas de “neurociências e movimento humano em todos os contextos e fases da vida”, “fisioterapia em uroginecologia e obstetrícia” e “postura humana”, com enfoque na inovação tecnológica para auxiliar processos avaliativos e terapêuticos, beneficiando a população em geral que é submetida a esses procedimentos. 

Fechar
modal