Gastronomia UNINTA promove Semana Zero com concurso culinário

Durante os dias 14 a 17 de março, o curso de Gastronomia do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu a terceira edição da Semana Zero, no Auditório II Multifuncional. Já tradicional na graduação, o evento teve uma extensa programação e contou com a participação de profissionais renomados da área, que palestraram e deram dicas aos acadêmicos. Além disso, o curso realizou o concurso ‘Talento Gastronômico’.

O concurso, uma das novidades para a edição deste ano, foi realizado pela primeira vez e teve 16 inscritos, reunindo acadêmicos de todos os semestres, ofertando uma grande variedade de sabores. Para o último dia, foram escolhidos 06 finalistas, com premiação para os três primeiros colocados.

A vencedora do concurso foi a acadêmica do segundo semestre, Ana Cristina Pires, que surpreendeu a todos, com o prato ‘Amor arretado’, uma sobremesa cheia de cultura e sabor, com bolo de rolo nordestino acompanhado de sorvete artesanal de queijo com calda quente de goiabada, farofa crocante de castanha de caju e uma tuile de queijo parmesão, que fez uma alusão às rendas nordestinas.

“A gastronomia está na minha vida. Ano passado surgiu a oportunidade de ingressar no curso e estou muito feliz aqui. Foi o primeiro concurso em que participei e conseguir o êxito com o 1º lugar é uma sensação muito boa. A gastronomia é cultura, podemos criar formas, cores, aromas e sabores fazendo o ato de cozinhar uma verdadeira arte. Assim surgiu a minha sobremesa, da paixão pela gastronomia e pela cultura nordestina”. Destacou a estudante campeã do concurso.

Para o Coordenador do curso, Prof. Esp. Sávio Sampaio, o evento foi uma grande oportunidade de conhecimento para os acadêmicos. “Foi muito gratificante realizar este momento. A maioria dos nossos alunos são empreendedores, então as estrelas do curso de gastronomia do UNINTA são eles. O evento foi um sucesso, estou muito feliz com o resultado”. Ressaltou.

No encerramento, o evento contou ainda com a presença do Chanceler, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, da Pró-Reitora Administrativa, Profa. Ma. Ingrid Soraya de Oliveira Sá e da Diretora do Centro de Ciências Humanas e Exatas – CCHE, Profa. Ma. Eliza Angélica Rodrigues Ponte.

Sobre o curso de Gastronomia do UNINTA
O curso de Gastronomia do UNINTA tem duração de 2 anos e 6 meses e prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares.

O curso oferece aos estudantes a prática aliada ao conhecimento teórico desde o início. Além de valorizar a cultura tradicional gastronômica local procurando desenvolver a percepção inovadora de cada aluno. E, ao final do curso, o aluno se qualifica a manusear e preparar alimentos, fazer a gestão de pessoal e fornecimento e cuidar de segurança alimentar, processos industriais e legislação relacionada à indústria alimentícia.

As inscrições para a turma de 2022.1 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares.