Fisioterapia UNINTA realiza Cerimônia do Jaleco para acadêmicos do 1º semestre

Na quinta-feira, 20 de abril, acadêmicos do 1º semestre das turmas 58 e 59 da graduação de Fisioterapia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco. O evento foi realizado no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contou com a presença de docentes, estudantes, familiares e convidados.

A cerimônia faz parte do ciclo de formação de todos os acadêmicos da área da saúde, marcado por acolher o ingresso nas práticas dentro do curso. Além de ser uma ocasião para reflexão sobre a importância de formar novos profissionais.

Durante a solenidade, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios estudantes. Posteriormente, prestaram o juramento reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão e, principalmente, do cuidado com a saúde de seus futuros pacientes.

O Prof. Me. Rômulo César Afonso Goulart Filho, coordenador do curso, ressaltou que é um momento celebrativo e que congrega familiares e amigos de cada aluno. “Para nós é um evento de muita felicidade e renovação estarmos aqui, juntos com eles, iniciando este ciclo de 5 anos. Presenciamos momentos de muita emoção dos acadêmicos e de suas famílias. Fechamos essa cerimônia com muita alegria e responsabilidade pelos próximos anos, para que eles tenham as melhores experiências na formação e se tornem grandes profissionais”. Falou.

“Hoje foi um dia muito importante. Nos sentimos mais à vontade dentro da instituição, e sentimos mais verdadeiros como acadêmicos de fisioterapia. O jaleco é um equipamento que vamos utilizar por muito tempo. É um sonho estar aqui. Hoje quando peguei o jaleco percebi que esse sonho está se concretizando”. Destacou a discente Ádila Nogueira.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o Curso de Fisioterapia do UNINTA
O Curso de Fisioterapia do UNINTA tem duração de 05 anos e forma profissionais para prevenir, diagnosticar e recuperar indivíduos às necessidades de saúde e funcionalidade, contribuindo com a descoberta de novas e melhores soluções para os problemas ligados aos distúrbios de órgãos, sistemas ou funções corporais.

A graduação possui nota máxima no MEC e conta com uma grande estrutura para apoiar seu aprendizado, com salas de aula e laboratórios modernos e confortáveis, professores mestres e doutores que são referência na área, projeto pedagógico de excelência e a oportunidade de participar de Projetos de Pesquisa, Extensão e de programas de monitoria, aproximando o estudante desde cedo das habilidades práticas e do contato com a comunidade, reforçando sua formação.

O processo seletivo para as turmas de 2023.2 está aberto para o curso e disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.