Farmácia UNINTA: Dia Nacional da Planta Medicinal é comemorado com atividade de exposição e orientação sobre o uso

Na terça-feira, 31 de maio, a Liga Acadêmica de Plantas Medicinais (LAPLAM) vinculada ao Curso de Farmácia do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu uma exposição para orientação sobre o uso correto dos recursos naturais. O evento foi realizado no pátio do estacionamento do CCS (Centro de Ciências da Saúde) e reuniu coordenadores, professores, acadêmicos e colaboradores.

O momento foi produzido em alusão ao Dia Nacional da Planta Medicinal, celebrado dia 21 de maio e teve como homenageando o Professor Francisco José de Abreu Matos. Com um trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, ele se dedicou ao estudo apresentando de forma científica, o efeito terapêutico e a segurança de muitas plantas.

A exposição do UNINTA contou com a participação do corpo docente de vários cursos, servindo também como um momento para tirar dúvidas da comunidade acadêmica que circulava pela instituição.

“Essa atividade foi muito importante, pois todo mundo já utilizou ou utiliza diariamente plantas medicinais, e muitas vezes, as pessoas não sabem como fazer o uso correto. A adesão foi incrível, muitos que passaram por aqui, para questionar e tirar dúvidas. Dessa forma, procuramos orientar da melhor forma todos que estiveram presentes”. Afirmou a Coordenadora da LAPLAM, Profa. Dra. Magda Elisa Turini da Cunha.

Todo o material utilizado para a exposição faz parte do Horto Medicinal do Projeto Farmácias Vivas do UNINTA, idealizado pelo Prof. José de Abreu Matos na década de 80 com o intuito de fazer um resgate cultural, facilitando o acesso às plantas medicinais e contribuindo no tratamento de doenças comuns. O Horto tem como objetivo pedagógico trazer a fitoterapia à prática dos acadêmicos da área da saúde e demais áreas, assim como para a comunidade.

Os estudantes de cursos da Saúde realizam aulas práticas de identificação botânica das plantas, cultivo e preparações caseiras. Já, os estudantes de Farmácia, além da identificação e cultivo, estudam a composição química, isolamento e purificação dos constituintes químicos dessas plantas, estudam o desenvolvimento de estratégias de formulações de medicamentos e pesquisam possíveis mecanismos de ação dos constituintes químicos.

Sobre a LAPLAM
A LAPLAM é uma liga estudantil autônoma, fundada no ano de 2018 por discentes do curso de Farmácia, orientados pelos professores Profa. Dra. Magda Elisa Turini da Cunha, Prof. Me. Hider Machado Melo, Prof. Me. José Claudio Dias Aguiar e Me. Patrícia Rodrigues Lima.

Sobre o Curso de Farmácia
O Curso de Farmácia do Centro Universitário Inta (UNINTA) foi autorizado com conceito de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) em fevereiro de 2014 e tem como missão habilitar profissionais farmacêuticos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para o exercício de atividades em todo o âmbito profissional, referente às principais áreas de atuação.

A sua matriz curricular possui disciplinas nas áreas das Ciências Humanas, Exatas, Biológicas e da Saúde, bem como Ciências Farmacêuticas, na proporção adequada para uma formação generalista de qualidade.

O processo seletivo para as turmas de 2022.1 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.