Exposição Virtual recria sensação de “ambiente real” em evento do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA

Na quinta-feira, 15 de dezembro, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu e levou até seus acadêmicos a oportunidade de imersão em uma exposição virtual, que recriou um “ambiente real”. Com uma estrutura montada, o momento aconteceu em frente ao auditório Multifuncional, despertando a curiosidade e interesse de quem passava pelo local.

Pensada na construção pedagógica do conhecimento, a atividade visou explorar as habilidades e competências dos alunos no último projeto da graduação, como disciplina, de forma inovadora para o mercado de trabalho.

Idealizador da ação, o Prof. Me. Adilson João Tomé Manuel falou sobre a importância de se trabalhar com a inovação na profissão. “Nos últimos anos, a tendência da realidade virtual ganhou popularidade nos escritórios de arquitetura, que exploram as diversas aplicações e a importância do uso, cada vez mais integrado à tecnologia. Por isso, é imprescindível incluir a modernidade nos processos e metodologias projetuais no ensino do nosso curso, pela quantidade de benefícios que ela oferece para o aluno na prática”.

Ele ainda reforçou a atividade que passou para os seus discentes. “O desafio experimental para esta turma foi desenvolver um projeto arquitetônico em realidade virtual. O exercício projetual, o último da graduação, foi um novo Terminal Rodoviário para a cidade de Sobral”. Finalizou.

Além do docente, também participaram os alunos Ana Kelly Costa, Carla Sofia Guimarães, Paulo César Filho, Ronney Guimarães, Samara Oliveira, Diana Silva, Estevão Quiron, Diana Aragão, Maria Luiza, Carol Lima, Wyana dos Santos e a equipe técnica da Serralheria do UNINTA.

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA
Com duração de 05 anos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso.

O curso foi autorizado pelo MEC com conceito de excelência e oferece uma excelente estrutura de laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental, promovendo uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características. Tudo isso permite que os alunos vivenciem a prática da profissão desde os primeiros semestres.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2023.1 já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.