Estudantes de Educação Física apresentaram trabalhos em Encontro Científico da UVA

Na quinta-feira (18), uma turma de estudantes do Curso de Educação Física do Centro Universitário Inta (UNINTA), apresentou trabalhos em diferentes eixos de pesquisa no XX Encontro de Iniciação Científica, promovido pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Os acadêmicos José Nailson Alves Dias, Juliana Rodrigues de Sousa, Ana Flávia Vasconcelos de Paula e Rayara Marjory Pereira dos Santos Moura foram orientados pelo Prof. Me. Alisson Slider. Os trabalhos apresentados são fruto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudos de Política, Educação e Lazer (GEPEL).

A apresentação do acadêmico Nailson abordou a “Accountability: a avaliação por desempenho como base do suposto sistema de ensino sobralense”, e buscou analisar os elementos de accountability no processo avaliativo do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e suas influências no sistema de ensino de Sobral.

Já a apresentação da estudante Ana Flávia abordou “As condicionalidades do mercado e a formação de professores em educação física: a dicotomia entre educação e saúde”, e buscou refletir sobre o estado acadêmico acerca das implicações da dicotomia entre os conteúdos pedagógicos e de saúde para a formação dos professores de Educação Física.

Juliana Rodrigues, por sua vez, tematizou a “Mercantilização da cultura corporal e deslegitimação no espaço escolar”, que analisou o processo de mercantilização da cultura corporal e suas implicações na área da educação física na escola.

Por fim, a discente Rayara Marjory tratou da “Educação física como linguagem e sua necessidade curricular para a educação infantil” , que analisou a importância da educação física na educação infantil dentro da concepção da linguagem como um eixo formativo.