Enfermagem do UNINTA participa da XII Semana Municipal do Aleitamento Materno

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA), participou nesta quinta-feira, 05, da abertura da XII Semana Municipal do Aleitamento Materno. O evento traz como temática, “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”. Durante o momento, o curso ofereceu à população orientações de saúde sobre o aleitamento materno e aferições de pressão arterial da comunidade.

A semana de abertura ocorreu entre os dias 02 a 06 de agosto, em Sobral. O evento ocorre em especial no mês de agosto, período que simboliza a luta pelo incentivo à amamentação, onde é trabalhado com a população a importância do aleitamento materno. E a escolha da cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Participante da abertura, a acadêmica do 9º semestre de Enfermagem, Fátima Albuquerque, falou sobre a importância do momento para a sua formação. “Foi incrível, um evento de suma importância, pois estamos trazendo a importância do aleitamento materno. Como interna, eu consigo vivenciar e identificar esse apoio da enfermagem frente a tudo isso. A promoção da saúde ativa que o UNINTA promove por meio dessas ações, faz com que a população se conscientize de uma forma direta e trás o relance de como devemos atuar”, destaca.

O Gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas de Sobral, Carlos Romualdo, comenta sobre a parceria do UNINTA com a Secretaria Municipal de Saúde. “É um momento muito importante. Quando pensamos em convidar e trazer as instituições de ensino superior para esse evento, pensamos nas mais importantes, que tem o maior número de alunos e possam realmente promover saúde de qualidade. E, também se torna um momento de extensão do tripé universitário para os acadêmicos, realizando suas práticas dentro de todas as condições, seguindo todas as medidas preventivas”, acentua.

De acordo com a estudante do 10º semestre, Mariana Cavalcante o evento de abertura agregou e trouxe um contato direto com a população, “é muito relevante esse momento para a nossa formação, enquanto acadêmico a gente já vai sentindo o público, vamos nos aproximando, pois a enfermagem na sua prática ela tem atrelado a ela a promoção em saúde”, evidenciou.

O coordenador do curso, Prof. Me. Francisco Meykel Amancio Gomes, reforçou e destacou a participação do curso no momento, “o nosso papel foi trabalhar a divulgação do aleitamento materno para as pessoas. E, para o curso de Enfermagem do UNINTA foi um espaço muito fértil, pois o enfermeiro, principalmente o em formação, tem que ter essa cultura de trabalhar a educação em saúde para orientar a população”. Complementa.

Sobre o curso de Enfermagem do UNINTA

A graduação em Enfermagem do UNINTA tem duração de 5 anos e oferece aos seus estudantes uma formação qualificada a partir de metodologias inovadoras de ensino e campos de estágios condizentes com as áreas de atuação. Tudo para formar profissionais com conhecimento teórico-prático, preparados para o mercado de trabalho e também para o sucesso.