Enfermagem recebe estudantes da turma 56 com Cerimônia do Jaleco

O curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu na noite de quarta-feira (29) a Cerimônia do Jaleco para a Turma 56. O evento, que reuniu acadêmicos e seus familiares, contou com homenagens aos professores e aos pais, além do Juramento do Enfermeiro.

O coordenador do curso, Prof. Me. Meikel Amancio Gomes, ressaltou a importância do momento como forma de acolher os alunos do 1º semestre e apresentar os objetivos do curso, além de reforçar o compromisso que o jaleco representa na profissão como equipamento de proteção individual e seu contexto histórico ao repassar a confirmação da higiene necessária ao enfermeiro para cuidar de seus pacientes.

“Essa cerimônia tem o simbolismo da entrada dos alunos no ambiente universitário. É o momento em que eles vão firmar o compromisso dentro da instituição, levando a sério toda a formação que temos como objetivo. É um marco inicial onde convidamos pais e familiares para que possam se sentir parte integrante do UNINTA. Os pais têm um papel fundamental de incentivo aos estudantes nessa nova trajetória”, explica o coordenador.

A acadêmica Gabriela da Silva Gomes realizou durante a cerimônia um discurso em homenagem aos pais. “Vocês são os responsáveis pela nossa educação desde o início. Foram nossos primeiros mestres, professores do certo e do errado, do aprender a falar e até da escrita do próprio nome, antes mesmo de conhecermos o que era uma carteira de escola. Nos cobram, nos disciplinam e nos ajudam.”

Já a acadêmica Núbia D’yalla Oliveira Valente proferiu o juramento do enfermeiro, acompanhada por seus colegas de turma. “Juro dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a Enfermagem com consciência e dedicação, guardando sem desfalecimento os segredos que me forem confiados.”

A mesa de abertura do evento foi composta pelo coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Me. Meikel Gomes; pela representante docente, Profa. Raila Souto; pelo assessor da Diretoria de Estágios, Prof. Me. Paciolo Montini; e pela representante discente, Rebeca de Vasconcelos Amorim.