Pesquisar
Close this search box.

Enfermagem do UNINTA promove o I Simpósio Cearense de Práticas Forenses na profissão

Durante os dias 23 e 24 de outubro, o Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu o I Simpósio Cearense de Práticas Forenses na Enfermagem. O evento reuniu cerca de 500 acadêmicos e profissionais das áreas de Saúde e Direito no Centro de Convenções de Sobral. 

A docente do UNINTA, Profa. Me. Quiriane Maranhão Almeida, explica os motivos que levaram a realização do simpósio. “O evento veio para estabelecer uma ligação teórico-prática nesse novo campo da enfermagem e áreas interdisciplinares, onde as capacitações ainda são escassas, além de promover um olhar diferenciado e amplo sobre a enfermagem, assim como divulgar a diversidade de caminhos a serem seguidos e discutidos na busca do maior empoderamento da área em relação às Ciências Forenses.”

A frente do evento, as professoras Quiriane Maranhão Almeida e Inês Elida Bezerra, e a acadêmica do 7º período Francisca Geisa Silva Martiniano, relatam que a ideia surgiu do interesse da discente pelas ciências forenses, por tomar conhecimento da atuação da Enfermagem na área e ainda pela falta de oportunidade de estudar a temática na região.

A programação contou com a participação da Dra. Adriana Melo Soares Savi, delegada da Delegacia da mulher de Sobral; Dra. Leila Carla da Cunha Silva Magalhães, Perita Oficial do Estado do Ceará; Zenaide Cavalcanti de Medeiros Kernbeis, Enfermeira Forense e Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Forense (ABEFORENSE); e Dra. Alessandra Andréa da Silva Tetzlaff, Perita Judicial e Presidente Regional do Sul da ABEFORENSE. 

Entre os temas abordados, os participantes assistiram a mesa-redonda e minicursos sobre “Introdução a Enfermagem Forense”, “Maus Tratos, Traumas e outras formas de Violência”, “Violência Sexual” e “Investigação Pós Morte e Desastres em Massa”. Ao final, foi promovida uma simulação de cena de crime. 

A organização do evento agradeceu, de forma especial, o apoio do coordenador do curso, Prof. Me. Meikel Gomes, e também aos monitores que estiveram engajados na realização do simpósio. 

Fechar
modal