Pesquisar
Close this search box.

Encontro Pedagógico 2021.2 reúne professores e discute as Práticas Docentes no Ensino Superior

Durante os dias 27 e 28 de julho, o Centro Universitário Inta (UNINTA) recebeu o corpo docente de todas as instituições de ensino superior mantidas pela AIAMIS para mais uma edição do Encontro Pedagógico, referente ao semestre 2021.2. O momento trouxe como temática “Práticas Docentes no Ensino Superior: Desafios, Valores e Significados” e marcou o início do semestre letivo com diversas apresentações culturais, palestras, mesas-redondas e oficinas.

Cumprindo os decretos, tanto o estadual como o municipal, o evento foi transmitido ao vivo, a partir do auditório Oscar Spíndola Rodrigues, para diversas salas de aula, onde os docentes acompanharam as palestras e atividades, respeitando as regras de biossegurança e os limites de distanciamento e de ocupação por sala.

O evento teve como objetivo proporcionar momentos de discussões a respeito de estratégias que visam o aprimoramento dos processos de ensino desenvolvidos pelos docentes, além de ser um momento de recepção e acolhimento aos professores, Coordenadores e Pró-Reitores.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar comemorou o sucesso do encontro. “O evento nos surpreendeu com o interesse, o envolvimento e o compromisso dos nossos docentes em participar fielmente dos quatro turnos, nos dois dias de evento. Foi realmente um momento muito rico, superou as nossas expectativas. As discussões abordaram temáticas bem atualizadas em relação às situações decorrentes dessa pandemia, que infelizmente está se prorrogando. O saldo foi positivo. Considero o encontro exitoso.”

Durante o evento, foi realizada a divulgação e a premiação do docente do curso de Nutrição do UNINTA, Dr. Rafael Souza Lima, vencedor do Prêmio Inovação Pedagógica, que foi agraciado com um notebook.

Sobre o prêmio da docência, o Prof. Rômulo Aguiar destaca a excelência dos trabalhos apresentados. “Gostaríamos de ter premiado todos, mas destaca-se que todas as experiências inovadoras foram exitosas e estão servindo de exemplo para outros docentes que queiram inovar em suas aulas”, complementa.

Em sua fala, a coordenadora do Núcleo de Gestão Pedagógica (NUGESPE), Profa. Me. Yslaia Pontes Vasconcelos, comentou sobre o impacto do evento, “o Encontro Pedagógico foi momento oportuno para provocar nos docentes a reflexão acerca das práticas pedagógicas inovadoras que desenvolvem nas salas de aula”. Ressalta.

No primeiro dia, a programação trouxe a participação do Magnífico Reitor do UNINTA, Me. Daniel Rontgen Melo Rodrigues, do Chanceler e fundador do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior e do Deputado Federal, Prof. Dr. Moses Haendel Melo Rodrigues, que apresentou uma palestra sobre os “Impactos da Política de Avaliação na Educação Superior: Foco na Gestão da Qualidade”. A conferência magna ficou sob a condução do Prof. Dr. Wagner Vilas Boas de Souza, com o tema: “Desafios da Educação Superior Pós-pandemia”.

Complementaram a programação momentos com a participação do Prof. Me. Francisco Linhares Ponte Júnior, da Profa. Dra. Herik Zednik Rodrigues e do Prof. Esp. Francisco David Gonçalves de Souza Filho.

Já durante o segundo dia, o encontro contou com as palestras do Prof. Dr. Tobias Júnior do Bomfim Ferreira, da Profa. Me. Maria Auxiliadora Ferreira Araújo, do Prof. Me. Paulo Henrique Alexandre de Paula, do Pastor Gerson Pires de Araújo e da Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Dra. Marisa Pascarelli Agrello.

Fechar
modal