Encontro Pedagógico 2020.1 abordou a Inclusão no Ensino Superior

Buscando aperfeiçoar o conhecimento do corpo docente, o Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu durante os dias 21 a 23 de janeiro mais uma edição do Encontro Pedagógico. Professores de todas as instituições mantidas pela AIAMIS participaram das conferências, workshops e momento cultural da programação. O evento foi organizado pela Reitoria e pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação e de Educação Continuada.

O Pró-Reitor Dr. Rômulo Carlos de Aguiar, representando o Magnífico Reitor do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, deu as boas-vindas aos participantes e, durante seu discurso, reafirmou o compromisso da instituição em contribuir para o desenvolvimento da sociedade.

“Nossa vida é feita de sonhos e Deus nos ajuda quando temos coragem de correr atrás deles, lutar por eles, e fazer com que outras pessoas sejam felizes com a concretização desses sonhos. Apesar das dificuldades que a educação brasileira enfrenta, não podemos desanimar, temos que acreditar que somos vencedores, somos líderes e devemos deixar uma marca por onde passamos”, expressou o Pró-Reitor.

O Encontro rendeu homenagens aos Pró-Reitores, diretores e coordenadores dos cursos do UNINTA, FAL, Uninta Itapipoca e UNINTA EaD. Os troféus foram entregues pela Pró-Reitora Me. Eliza Angélica Rodrigues Ponte e pela Diretora Dra. Michelle Alves Vasconcelos. Aconteceu também a assinatura de posse do novo coordenador do Núcleo de Gestão Pedagógica (NUGESPE), o Prof. Me. Alexandre de Carvalho Lima.

As conferências foram realizadas pelo psicólogo convidado, Prof. Dr. Dauri Lima do Nascimento, que durante sua passagem pelo UNINTA elogiou o ensino da instituição e a iniciativa de tratar sobre a inclusão com todo o corpo docente. Ele abordou os temas “Estratégias de Minimização da Ansiedade e Angústia Acadêmica”, “Apoio Psicopedagógico Focado na Personalidade e Caráter Docente e Discente” e “Transtorno de Estresse Evidenciado pelo Docente na Educação Contemporânea”.

Um dos destaques do evento foi o Prêmio de Inovação Pedagógica, que contemplou com um notebook o professor que apresentou o melhor relato de experiência sobre inovação no ensino superior. A vencedora, Me. Wanderléia de Aguiar Policarpo, do curso de Nutrição do UNINTA, falou sobre seu projeto.

“A experiência de inovação pedagógica envolveu a aplicação da gamificação na disciplina de Bioquímica a fim de reduzir o índice de reprovações, já que esta é uma disciplina complexa. O resultado foi excelente, obtivemos uma taxa de aprovação de 91%. Essas metodologias ativas aguçam o interesse dos alunos e faz com que eles tenham um pensamento crítico e participem ainda mais da disciplina. Além de promover um ambiente de aprendizado criativo. A proposta pode ser aplicada em outras disciplinas contribuindo assim com o ensino-aprendizagem dos alunos UNINTA.”

No encerramento do Encontro, a Profa. Wanderléia recebeu, das mãos dos professores Dr. Rômulo Aguiar, Me. Eliza Rodrigues e Dr. Geison Lira o seu prêmio e finalizou: “Para mim foi uma alegria enorme ver o fruto deste trabalho. Me sinto grata e feliz por participar de uma instituição que reconhece o esforço de seus docentes”, afirmou.

O momento cultural ficou por conta da Companhia de Teatro Lua, com a comédia “As bondosas”, apresentada no Teatro São João.