Egressos de Sucesso: Enfermeiros do UNINTA ocupam maioria dos cargos de gestão no Complexo Santa Casa de Misericórdia

Evidenciada no último ano pela pandemia da Covid-19, a enfermagem sempre teve papel imprescindível na saúde. Os primeiros relatos da atuação de enfermeiras vêm de guerras históricas e, apesar da premissa do cuidado ao ser humano ainda ser a mesma, hoje, esse profissional multidisciplinar ganhou novos espaços e mais reconhecimento.

Muito além dos cuidados básicos, a enfermagem, presente nos mais diversos procedimentos hospitalares, desde a triagem até as cirurgias, tem hoje lugar de destaque também na gestão. No Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), 15 setores são coordenados por enfermeiros egressos do Centro Universitário Inta (UNINTA), feito que reforça a importância da escolha da instituição para uma formação de qualidade.

O enfermeiro Francisco Antonio Carneiro Araújo é um dos profissionais que, por sua aptidão, foi nomeado coordenador na Santa Casa. Graduado em 2018 pelo UNINTA, ele está à frente da equipe do Centro Cirúrgico no hospital, mas seu histórico começa ainda durante o curso, quando adiantou sua colação de grau, em formato especial, por razão de sua aprovação em 1º lugar no concurso do Hospital do Coração, onde foi nomeado coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade.

Para ele, o engajamento desde o começo do curso foi um fator decisivo para chegar onde está. “A monitoria foi a primeira atividade extracurricular da qual participei e depois fui me integrando a projetos de pesquisa. Também surgiu a oportunidade de bolsa, então eu fui bolsista de uma parceria que a Santa Casa tem com o UNINTA e a gente desenvolveu um software voltado ao cuidado da criança em pediatria. Tudo isso somou para me formar enquanto profissional, uma vez que essas atividades nos aproximavam muito do serviço de saúde, do contato com outros profissionais e com a população.”

Já a enfermeira Raniele Albuquerque começou seu trabalho na Santa Casa no setor de Emergência, há mais de 5 anos, quando passou na seleção para a vaga. Há 3 meses ela ocupa um cargo de coordenação no Hospital São José, parte do complexo da SCMS. Seu desempenho chamou atenção da diretoria da instituição, de onde recebeu o incentivo que precisava para ascender e passar a ocupar uma nova posição.

Formada pelo UNINTA em 2013, ela credita esse bom desempenho às experiências que trouxe da graduação. “Minha formação me norteou em ser uma boa gestora de pessoas e serviços, pois aprendi a enfrentar as adversidades apresentadas no trabalho.” Raniele ressalta que durante os estágios pôde observar as fragilidades da enfermagem e aprender a lidar com as vivências do dia a dia.

É o que comenta também o coordenador do curso de Enfermagem do UNINTA, Prof. Me. Meikel Gomes. “Na área da gestão, os nossos alunos são preparados com disciplinas específicas que envolvem a administração, o empreendedorismo, a inovação, além da complementação do conhecimento por meio dos Projetos de Extensão e das Ligas Acadêmicas, que proporcionam ao estudante uma vivência aprofundada no campo de prática, assim permitindo que este esteja habilitado para a atuação nos diferentes espaços a partir de uma prática gerencial sustentada cientificamente”, explica.

Para acompanhar as inovações do mercado e as oportunidades que surgem, é preciso atentar-se ao que a graduação tem a oferecer. No caso da enfermagem, por exemplo, cursos que já enfatizam o aprendizado da gestão entregam aos estudantes mais conhecimento associado às práticas já conhecidas. Há ainda novas áreas como a estética, que abrem mais caminhos para o enfermeiro, sem contar com a docência e a pesquisa, já consolidadas como importantes esferas de atuação no meio da saúde.

Diante do atual cenário pandêmico, o profissional de enfermagem ganhou mais visibilidade e reconhecimento. Em 2021, a maior demanda por enfermeiros já é uma realidade. Segundo pesquisa da PageGroup, a enfermagem hospitalar está entre os 30 cargos mais disputados do mercado. E com a iminente necessidade de novas soluções e cada vez maior preocupação da população com a saúde, a área tem pela frente grandes possibilidades de expansão para aqueles que atenderem a demanda do mercado.

ENFERMAGEM NO UNINTA
Autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2008, o curso de Enfermagem do UNINTA surgiu através da idealização do fundador e chanceler da instituição, o Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, na busca por criar mais vagas no ensino superior para a população sobralense. Ao longo desses 13 anos, a implantação da graduação contribuiu para o desenvolvimento social e econômico da região norte do estado, formando enfermeiros qualificados para o mercado de trabalho.

As inscrições, gratuitas, para o processo seletivo estão abertas, e o curso tem acesso a diversas opções de financiamento. Para se inscrever, basta acessar o site uninta.edu.br/vestibulares. A seleção e a matrícula são 100% online.

CONFIRA NA ÍNTEGRA A HOMENAGEM DO UNINTA PARA  OS EGRESSOS DE SUCESSO