Egresso e Médico Veterinário do HOVET UNINTA é aprovado em Doutorado na USP

O egresso do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA) e Médico Veterinário do Hospital Veterinário (HOVET), Me. Felipe Rodrigues, foi aprovado para cursar seu Doutorado em Epidemiologia Experimental Aplicada à Zoonoses, na Universidade de São Paulo (USP). Em sua pesquisa, Felipe aborda sobre a “Dinâmica da infecção por Borrelia sp. do grupo da febre recorrente em carrapatos Ornithodoros sp. do Brasil”.

O Médico Veterinário comentou sobre a sua conquista e o sentimento de felicidade após receber a notícia. “Na vida a gente sempre tem a ambição de ser o melhor, de trabalhar com os melhores, de alcançar um nível alto. Quando comecei na pesquisa jamais imaginei conseguir um Doutorado na USP, por ser uma realidade distância e todas as dificuldades e concorrência qualificada. Sempre ouvia nos jornais as notícias: pesquisadores descobrem isso, pesquisadores da USP descobrem aquilo e hoje ser um deles é algo fantástico, com certeza foi a melhor notícia que tive esse ano”, afirmou Dr. Felipe.

Ainda durante a graduação, Dr. Felipe começou a se interessar por temáticas relacionadas a doenças transmitidas por carrapatos, devido ao período que passou na monitoria. “Fiz meu TCC com Erliquiose canina, coleta de carrapatos e exames de sangue. A partir disso foi só crescendo meu conhecimento e meu interesse por carrapatos, tive a oportunidade de conhecer o Professor Marcelo Labruna da USP e o Professor Sebástian Muñoz-Leal, da Universidade de Concepcion do Chile. Em seguida, eu fiz algumas viagens para coleta de carrapatos com eles e me interessei cada vez mais. Consegui entrar no mestrado e trabalhar também com Borrelias a Carrapatos do Gênero Ornithodoros. Durante 06 meses fiquei na USP, processando as amostras, onde surgiu o convite do professor Marcelo Labruna pra fazer o Doutorado”.

Durante sua trajetória como acadêmico do curso, Dr. Felipe foi estagiário do local onde atualmente trabalha, o HOVET, e através desse período ele adquiriu novas experiências práticas. “Desde a minha formação eu tive oportunidade de trabalhar no HOVET do UNINTA, sempre com profissionais de qualidade que me ajudaram a crescer profissionalmente e pessoalmente, me dando todo apoio, durante os anos de graduação, trabalho e mestrado, assim como também a estrutura física que foi de suma importância para realização de muita coisa”.

Dr. Felipe, falou ainda sobre os planos para o futuro e deixou dicas para quem sonha em trilhar o mesmo caminho. “A melhor sensação do mundo é você conseguir algo por qual você se dedicou tanto. Vá em frente, nada é impossível para quem sonha. Acho que superar desafios grandes e mostrar que um menino do interior do Ceará, de escola pública, de família pobre, pode conquistar coisas inimagináveis, desde que queira e lute por aquilo. A motivação sempre é dar uma vida melhor pra família da gente, essa foi a motivação maior. Vou tentar aproveitar ao máximo as oportunidades que vou ter durante esse período de doutorado, estudar no exterior. E o futuro só pertence a Deus”, complementou.

Sobre o HOVET
O HOVET foi fundado em 2007, pelo Chanceler e fundador do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior. Sendo o primeiro hospital veterinário particular de Sobral, o local hoje se tornou referência no atendimento de animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte. O hospital, que atende a comunidade sobralense e da região, funciona 24h, incluindo urgências e emergências, além de proporcionar aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição, um local de estágio para práticas e experiências da formação.

Conheça o curso de Medicina Veterinária do UNINTA
Primeiro curso privado de Medicina Veterinária do Ceará, a graduação do Centro Universitário Inta (UNINTA), com duração de 05 anos, proporciona aos acadêmicos uma formação completa, com destaque para as práticas realizadas desde os primeiros semestres em espaços próprios da instituição, como o Hospital Veterinário e a Fazenda Experimental.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.