Egresso de graduação e mestrado do UNINTA conquista vaga em doutorado na UFMA

Aos 27 anos, Fernando Raul inicia uma nova importante etapa na carreira acadêmica. Farmacêutico e mestre em Biotecnologia, formações que conquistou no Centro Universitário Inta (UNINTA), ele acaba de conquistar uma vaga no Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Agora, no doutorado da Rede de Biotecnologia e Biodiversidade da Amazônia Legal (BIONORTE), Fernando dará continuidade à pesquisa iniciada no Mestrado em Biotecnologia do UNINTA. Seu tema trata da atividade anti-helmíntica de produtos naturais sobre parasitos gastrointestinais de ovinos e caprinos.

O farmacêutico conta que o interesse por sua profissão começou cedo. “Desde pequeno gostei de descobrir como as coisas funcionavam. E a parte da química sempre me fascinou, tanto é que fui cursar Farmácia.” Já na pesquisa, o contato mais próximo teve início na produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e ganhou mais profundidade durante o mestrado.

Durante o trajeto no ensino superior, Fernando teve motivadores que o ajudaram a chegar onde está hoje, os seus professores orientadores. Um dos incentivadores para ele concorresse ao mestrado foi o seu orientador de TCC, o Prof. Hider Machado. Na formação de mestre, a figura do Prof. Marcel Teixeira também teve destaque.

“Todos os professores do mestrado foram super importantes, cada um teve sua parcela importante na minha formação, por isso sou muito grato a todos eles, começando pela Profa. Magaly Sales, Coordenadora do Mestrado. Todos eles são profissionais incríveis”, ressaltou.

Nos planos para a carreira de Fernando, a pesquisa, sem dúvidas, tem lugar certo, junto com a docência, área que ele também pretende seguir.