Egresso e estudante do curso de Medicina Veterinária do UNINTA têm artigo publicado em revista internacional

O egresso Vinicius de Queiroz Albuquerque e a estudante Maria Janeila do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA) tiveram artigo publicado na Revista Científica Internacional no Antibiotics, que tem a classificação nível A1. A pesquisa é escrita no idioma inglês e intitulada de “Anti-staphylococcal Activity of Cinnamomum Zeylanicum Essential Oil Against Planktonic and Biofilm Cells Isolated From Canine Otological Infections”.

O estudo é resultado de uma parceria entre o curso de Medicina Veterinária do UNINTA e o Programa de Pós-graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Segundo Vinícius Albuquerque, “o artigo é uma síntese à busca de uma nova alternativa frente ao controle de infecções bacterianas e os objetivos foram alcançados”.

A coautora Maria Janeila, contou como se sente em relação a ter um artigo publicado em um periódico de classe A1. “A sensação é inexplicável, é o sonho de todo pesquisador ter sua pesquisa publicada em uma revista desse nível de qualidade. O que fica disso tudo é a sensação de realização e gratidão ao professor Victor Carneiro, Dr Vinícius de Queiroz, Rafaela (trabalha na UFC, técnica do laboratório) e a todos os colegas que fizeram parte desse projeto”, enfatiza a estudante.

O Professor do curso de Medicina Veterinária do UNINTA e orientador do projeto, Dr. Victor Carneiro, destacou o compromisso de desenvolver uma pesquisa científica de qualidade. “Publicar um artigo em revistas classificadas como A1, segundo QUALIS CAPES, demonstra que temos, assim como nossa instituição, o compromisso de desenvolver pesquisa científica de qualidade. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas, mostra que conseguimos montar e desenvolver um trabalho que poderá ser apreciado por diversos pesquisadores ao redor do mundo”, ressalta o pesquisador.

O Coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNINTA, Prof. Me. Carlos Henrique, comentou a conquista da equipe. “Essa publicação coloca o curso de Medicina Veterinária do UNINTA em destaque na pesquisa mundial. A realização do trabalho permitiu a troca de experiências entre docentes e discentes e enriquece ainda mais a formação dos acadêmicos”, afirma o Coordenador.

Sobre o feito de Maria Janeila, estagiária no Hospital Veterinário do UNINTA (HOVET), o Diretor Técnico, Ramuelly Cavalcante, comentou o impacto da pesquisa para o corpo médico e estudantil. “O hospital é uma das ramificações do curso de Medicina Veterinária e termos profissionais publicando em boas revistas remetem o valor da atualização de conteúdo e do estudo, o que reflete na qualidade dos nossos serviços”, coloca o médico veterinário.

Entenda como se divide os níveis de qualidade de pesquisa

De acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, as revistas científicas estão divididas em grupos A e B, esses conjuntos têm quatro níveis de 1 a 4, por ordem de relevância. Com isso, as pesquisas que saem em nível A1, são as de excelência e reconhecimento internacional.