Egresso e Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA é aprovado em 1º lugar no Mestrado na UNESP

Ex-aluno e Professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), Arthur Rodrigues Feijão, foi aprovado em 1º lugar no Mestrado Acadêmico, da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da UNESP – Campus de Bauru. O futuro mestre vai defender um projeto sobre “As Habitações da População Ribeirinha às Margens do Centro Histórico de Sobral”.

Em sua pesquisa, Arthur buscou analisar as relações espaciais de moradia que ocorrem no sítio histórico da cidade de Sobral, no interior do Estado do Ceará. Também vai estudar os impactos e reflexos do tombamento em uma parte significativa da cidade que não faz parte da preservação.

“A paisagem e as habitações da população ribeirinha do bairro Dom Expedito registram um modo de ocupação e construção que historicamente foi se consolidando na cidade, ao mesmo tempo, em que o modo de vida e o estilo europeu se consolidaram no seu centro, lado a lado, com o Dom Expedito, separados, apenas, pelo Rio Acaraú”, explica o professor. Ele diz ainda que de um lado, parte da população é mais rica e o do outro há o subúrbio, parte pobre da cidade, ambas, habitando nela, sendo sujeitos da mesma história.

Há vinte anos, a cidade passou por um tombamento em instância federal, protegendo assim os seus patrimônios. Os casarões, o traçado urbano e as habitações da parte rica da cidade foram preservados e a parte marginalizada deixada de lado. O objetivo principal da pesquisa é buscar entender como essas relações habitacionais se formaram, por meio do mapeamento da evolução da cidade, bem como de registros iconográficos e fotográficos.

Arthur Rodrigues Feijão iniciou sua vida acadêmica quando se graduou em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, em 2014. Posteriormente, concluiu a sua graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Inta (UNINTA), em 2019. No mesmo ano, foi aprovado em uma seleção para docência no curso e, atualmente, leciona as disciplinas de desenho artístico e de projeto.

Nesse semestre, Arthur foi convidado para ser Gestor Pedagógico contribuindo mais diretamente com a formação dos acadêmicos do curso.

O docente comentou a aprovação e ressaltou a sua vivência na graduação como algo fundamental para as suas conquistas. “Sempre tive muito orgulho de ter ingressado como aluno de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA e esse orgulho só aumentou com o passar dos anos. Quando fiz minha pós-graduação em didática; quando fui aprovado na seleção para ser professor no UNINTA; quando assumi a gestão pedagógica do curso e, agora, quando tive a aprovação em um dos programas de mestrado mais conceituados em arquitetura, no estado de São Paulo. Tudo isso, graças ao UNINTA, ao conhecimento e à formação que obtive enquanto estudante aqui”, destacou Arthur.

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA
Com duração de 05 anos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso.

O curso foi autorizado pelo MEC com nota 4 e oferece uma excelente estrutura de laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental. Promovendo uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características.
Tudo isso, permite que os alunos vivenciem a prática da profissão desde os primeiros semestres.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.