Egresso do Curso de Nutrição do UNINTA é aprovado no doutorado acadêmico da UNICAMP

O egresso do Curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Inta (UNINTA), Luís Gustavo Sabóia Ponte foi aprovado no doutorado acadêmico da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em São Paulo. O processo seletivo para o doutorado ocorreu em dezembro de 2020.

O nutricionista já havia sido aprovado também no Processo Seletivo do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Nutrição, Esporte e Metabolismo da UNICAMP, realizado entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019.

Luís Gustavo concluiu o curso de bacharelado em Nutrição no semestre 2018.2, após quatro anos e meio de dedicação exclusiva aos estudos. “Foi uma trajetória árdua e trabalhosa, visto que o último ano do curso de Nutrição apresenta como atividades obrigatórias os estágios que demandam uma dedicação integral por parte dos acadêmicos, bem como a realização da monografia, que fiz o possível para adiantar no primeiro semestre de 2018, ficando com tempo a mais para o processo seletivo do mestrado”, destaca.

Ele comentou ainda que o processo de preparação para o mestrado e o doutorado se inicia no bacharelado, pois envolve todo o percurso acadêmico do aluno nas atividades que são realizadas na faculdade, como organização de jornadas acadêmicas e participação em grupos de pesquisa. Portanto, a vida profissional é construída pelo aluno ao se conectar ao ambiente acadêmico seja no ensino, pesquisa, extensão e inovação, não se contentando em estudar somente para as provas, pois “O conjunto de boas notas é consequência desse engajamento e os êxitos futuros, também”, finaliza Luís Gustavo.

O sucesso da aprovação no mestrado e no doutorado foi planejado desde o início do ano de 2018 juntamente com o professor mestre Jorge Luís Pereira Cavalcante, nutricionista docente do curso de Nutrição do UNINTA e orientador do Luís Gustavo durante o bacharelado.

O professor MSc Jorge Cavalcante, gestor de TCC e de egressos do curso de Nutrição do UNINTA, fala que Luís Gustavo ainda foi contemplado com uma bolsa de estudos integral para cursar qualquer pós-graduação Lato sensu do UNINTA, concedida pelo Centro Universitário, em virtude dele ter obtido o melhor rendimento acadêmico dos formandos de Nutrição no semestre 2018.2. O egresso optou pela especialização em Didática no Ensino Superior que concluiu em 2020.

Luís Gustavo ainda defenderá a sua dissertação de mestrado em junho de 2021, pois houve atraso nos experimentos por causa da pandemia. Em razão disso, as atividades no doutorado na UNICAMP somente iniciarão em agosto deste ano. O nutricionista já traçou novas três metas: fazer parte do doutorado no exterior; ser professor universitário, se possível, em algum curso de bacharelado em Nutrição; e ter o seu consultório.