Pesquisar
Close this search box.

Egressa do curso de Nutrição tem ensaio visual aceito para publicação no periódico científico Equatorial da UFRN

A egressa do Curso de Nutrição do Centro Universitário Inta (UNINTA), Ana Thaís, teve o seu ensaio visual aceito para publicação na Revista Científica Equatorial, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Antropologia Social (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A revista tem periodicidade semestral e tem como propósito, a difusão de artigos, entrevistas, resenhas e ensaios visuais na área da Antropologia, voltada totalmente para a divulgação da produção científica, textual e iconográfica.

O ensaio visual denominado A Fatura do Desperdício encontra-se em editoração para ser publicada ainda neste ano, sendo o primeiro ensaio visual a ser divulgado em periódico científico por uma egressa do curso. A obra apresenta imagens do desperdício do pedúnculo do caju durante a safra e foi também premiada, com a segunda colocação, na categoria atividade cultural, do 2° Prêmio Destaque Universitário do UNINTA, em 2019. Na mesma edição do prêmio, Ana Thaís, ainda foi vencedora na categoria pesquisa científica, com a apresentação do artigo “Pirâmide dos alimentos vegana com produtos regionais do norte do Ceará”. O documento está em processo de publicação também em mais duas revistas.

O professor Jorge Luís Pereira Cavalcante, orientador de Ana Thaís, falou sobre o trabalho e a proporção que a obra está tomando. “O sucesso dessa publicação foi fruto de muito trabalho, ou seja, 99% suor e 1% glamour. Não há valor científico, ganhar qualquer prêmio acadêmico e não publicizar, pois ninguém sabe o que foi feito realmente para se receber tais louros”, finalizou. “Foi um trabalho acadêmico e ao mesmo tempo, uma experiência de vida. Eu quis passar da forma mais simples e direta esse problema que eu vinha observando há anos, onde há tanto potencial sendo desperdiçado, que ajudaria a população local tanto financeiramente quanto fisicamente, pois frutas típicas, cultivadas organicamente, são ótimas para a saúde e são muito versáteis, servindo como obra prima para tantas delícias regionais”, declarou Ana Thaís.

Sobre a Obra
Sendo uma grande admiradora da alimentação saudável e do que a região oferece, algo chamou a atenção da nutricionista desde cedo, o desperdício do pedúnculo do caju durante a safra. Centenas de quilos desta exótica fruta jogadas na estrada, como lixo descartável, após a retirada da castanha. Um potencial enorme desperdiçado. Diante deste cenário, Ana Thaís quis expressar sua emoção através da arte: tirar fotografias e propor uma reflexão sobre a situação e o quanto as pessoas estão distraídas ao não perceber coisas simples ao seu redor. Assim, estão dispostas as imagens do ensaio visual, aguardando mudanças de um cenário do desperdício por meio de projetos incentivando usos do pedúnculo do caju, levando renda à população e expandindo a cultura alimentar e nutricional local.

Sobre a autora
A nutricionista vegana e modelo, Ana Thaís, especialista em Gastronomia de Alimentação Viva e especialista em Nutrição no Emagrecimento e Estética, irradia sua alegria, destacando que ao longo da sua graduação e levando o veganismo como estilo de vida, passou a enxergar o alimento com outra perspectiva, principalmente, em sua forma primária, bruta, original. “Nada é mais encantador que plantar, cuidar, com toda a paciência de ver os primeiros frutos, colher direto do pé e se deliciar com o que há de mais puro e suculento, quase uma experiência divina”, afirma a egressa do curso de Nutrição.

Sobre o curso de Nutrição
O Curso de Nutrição do UNINTA tem duração de 4 anos e 6 meses e oferece ao estudante uma formação completa, com acesso a laboratórios modernos e experiências reais para ampliar os conhecimentos e preparar profissionais empreendedores, proativos e mais atentos às novas realidades do mercado de trabalho. Além de possuir Ligas Acadêmicas e Projetos de Extensão para que, ao longo de todo o curso, o acadêmico tenha contato com todas as áreas em que pode atuar.

As inscrições para a turma de 2022.1 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares.

Fechar
modal