Egressa do Curso de Nutrição do UNINTA é destaque no XXVI CONBRAN

A egressa do curso de Bacharelado em Nutrição do Centro Universitário Inta (UNINTA), Carliane Vanessa Souza Vasconcelos, foi um dos destaques no Espaço Nutri Saber, uma atividade paralela ocorrida durante o XXVI Congresso Brasileiro de Nutrição (CONBRAN), o maior e melhor congresso de Nutrição da América Latina, que foi realizado nos dias 19 a 22 de janeiro de 2021 (on-line), em Belém do Pará.

Carliane Vanessa foi convidada pela comissão organizadora do CONBRAN para divulgar o seu livro “Guia Alimentar Arretado e Saudável”. Esse livro aborda os princípios do Guia Alimentar para a população brasileira e foi elaborado na forma de literatura de cordel.

Segundo a nutricionista e cordelista, Carliane Vasconcelos, o uso desta obra visa fazer educação alimentar e nutricional por meio da literatura de cordel e atrelar o saber popular ao saber científico. A participação no Espaço Nutri Saber online foi ímpar e exitosa, pois foi possível expor, lançar e comercializar recursos didático-pedagógicos (livro, livro digital, manual, jogos com recursos educativos, vídeos, aplicativo) elaborados por nutricionistas e técnicos em nutrição e dietética interessados em divulgar o saber, vivenciar e compartilhar conhecimentos em alimentação e nutrição.

Segundo o gestor de egressos e de TCC do curso de Nutrição do UNINTA, Prof. Me. Jorge Luís Pereira Cavalcante. “Carliane Vanessa sempre foi uma acadêmica de destaque na graduação, pois aproveitou com maestria todas as diversas oportunidades que a IES oferece aos seus alunos. Carliane afirma que o curso de Nutrição do UNINTA prepara o aluno para ser um excelente profissional atuante na área social, por ter um diferencial na grade curricular, apresentando inúmeras disciplinas voltadas para tal”, colocou.

A egressa comentou sobre sua experiência enquanto estudante do UNINTA. “Ainda como acadêmica de Nutrição, sempre tive certa preferência por saúde coletiva, debatendo diversas temáticas com professores e colegas. Fui monitora em Bioquímica I. Participei da Liga de Atenção Primária à Saúde (LAPROS) e do projeto a nível nacional Vivências e Estágios na Realidade do SUS (VER-SUS) na região do Cariri, sendo, depois, convocada a ser facilitadora. As vivências me motivaram a refletir sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) que temos e o que queremos, possibilitando um aprendizado qualificado”.

Carliane Vanessa teve acesso ao ensino superior por meio do PROUNI  com bolsa de estudos, além de ter estudado a vida inteira em Escola Pública (Escola Minervino José de Vasconcelos) na localidade do Prata, comunidade rural do município de Bela Cruz, Ceará, onde nasceu. A nutricionista é filha de mãe agente comunitária de saúde, que a inspirou a abraçar as políticas públicas em saúde; e pai agricultor, que ensinou a valorizar os alimentos oriundos da agricultura familiar e de base agroecológica.

O professor Jorge Cavalcante ainda comenta que Carliane fez Especialização em Nutrição Clínica, Esportiva e Fitoterapia no UNINTA por meio de bolsa de estudos da própria IES. “A Vanessa ainda no 4° semestre do curso de graduação, durante disciplinas ministradas por mim, descobriu que o nutricionista poderia fazer Residência e colocou como meta na pós-graduação. Em 2016, ela conseguiu acessar a Residência Multiprofissional em Saúde da Família na Escola de Saúde da Família Visconde de Sabóia com bolsa de estudos do Ministério da Saúde e da Educação; e, em 2018, logrou êxito ao ser aprovada em segundo lugar no Mestrado em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará Campus Sobral, garantindo bolsa da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (FUNCAP)”.

O docente do UNINTA finaliza dizendo que “a nossa egressa vai longe, pois já tem publicação em revista internacional, em capítulo de livro, e no Congresso Internacional Saúde e Sociedade além de ter participado da comissão organizadora deste evento. Quando fui representante do Conselho Regional de Nutricionistas da 6ª Região (CRN-6), em Sobral e região Norte do Estado, de 2017 a 2019, Carliane foi uma vice representante muito atuante. Foi representante do CRN-6 em Sobral no Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)”.

Carliane se auto denomina “Nutricionista Social, Cordelista, Artista SESC Ceará 2020, Militante do SUS e SAN; e Mãe do Carlinhos”. E complementa: “Uma das minhas aspirações é colocar o Guia Alimentar Arretado e Saudável em bibliotecas de instituições, em iniciativas de incentivo à leitura como o #leiaparaumacriança. Pretendo que essa obra seja adquirida pelas Secretarias de Educação e Cultura dos municípios e com isso os professores e as crianças possam trabalhar tanto a literatura, quanto a temática da alimentação saudável nas escolas. Todos podem conhecer mais sobre esse projeto nas redes sociais @nutricionistacordelista e adquirir o livro através do link disponível por meio do site www.shedstore.com.br aba livros. Dessa maneira, todo mundo vai incentivar a escrita e a literatura cultural, um dos patrimônios imaterial. Também sonho em ser professora universitária e pesquisadora”.