Educação Física do UNINTA qualifica acadêmicos, egressos e profissionais de diversas áreas com curso de Massagem Terapêutica

Entre os dias 21 e 24 de junho, o curso de Educação Física do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu uma formação em Massagem Terapêutica, que foi dividida em aulas teóricas e práticas. O curso, oferecido gratuitamente, foi organizado pelo Grupo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Exercício Físico (GPPSF) e teve mais de 60 inscritos, reunindo acadêmicos de diversos cursos da saúde, profissionais e egressos da instituição.

A certificação teve carga horária de 40 horas e foi emitida pela Pró-Reitoria de Extensão e Responsabilidade Social – PRODERES.

A formação utilizou em sua abordagem metodológica as noções básicas de anatomia, técnicas básicas de massagem para públicos diferenciados e psicossoma, oferecendo subsídios teórico-práticos relativos às abordagens terapêuticas integrativas no âmbito da saúde mental e das dores auto relatadas.

A massagem é uma prática, um conhecimento e uma arte terapêutica natural, não invasiva, tradicional ou contemporânea que objetiva expandir o equilíbrio e a unidade entre o ser e o todo universal. Atualmente, ela é desenvolvida também com a finalidade de recuperar a saúde e expandir a qualidade de vida em casos de gravidade.

Condutora da formação, a docente do curso de Educação Física, Profa Me. Andreia Pagani, avaliou a realização do curso. “Tivemos uma grande adesão e a participação foi muito boa. Na nossa prática, conseguimos realizar mais de 200 atendimentos, oferecendo assistência para alunos, colaboradores e a comunidade também. Faço este curso há 04 anos como workshop, mas agora a proposta foi diferente, tentamos explorar um formato maior e fico feliz em saber que deu tudo certo”. Comentou.

“É uma área bem ampla e, a partir deste curso, os participantes já podem atuar como massoterapeutas. Foi um momento prazeroso e de muito conhecimento para todos”, destacou Caroline Ponte, Técnica de Pesquisa do GPPSF e egressa do curso de Educação Física do UNINTA.

Sobre o curso de Educação Física do UNINTA
O curso de Educação Física do UNINTA é oferecido nas modalidades de licenciatura e bacharelado. O estudante pode escolher uma das opções e se formar em 4 anos ou, ainda, pode concluir a graduação como licenciado e bacharel em 5 anos e meio, aumentando suas oportunidades no mercado de trabalho.

A infraestrutura do curso inclui piscina, quadra poliesportiva, quadra recreativa e laboratórios específicos. A aprendizagem é diversificada e utiliza metodologias ativas e inovadoras, como as abordagens dialógicas, jogos cooperativos e, a mais importante, a crítico-superadora, que permite uma autonomia e criticidade do egresso.

Os estudantes, ao longo da graduação, podem adquirir conhecimentos participando de grupos de estudos e projetos que atendem a comunidade nos mais diversos serviços de saúde.

O processo seletivo para as turmas de 2022.2 está aberto para o curso, com bolsa de 40% para os aprovados e possibilidade de financiar até 90% do valor restante da graduação pelo CredIES.

As inscrições podem ser feitas em: uninta.edu.br/vestibulares.