Discente do Curso de Engenharia de Produção do UNINTA conquista estágio no Hospital Sírio-Libanês, um dos melhores complexos hospitalares do Brasil

Evidenciando a excelência da educação ofertada pelo Centro Universitário Inta – UNINTA, o estudante do último semestre do Curso de Engenharia de Produção Francisco das Chagas de Sousa Ponte foi aprovado e, no momento, participa de um estágio no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O hospital é considerado um dos melhores do Brasil e também é referência internacional em saúde.

Através de uma parceria com a Diretoria de Estágios (DIREST), o acadêmico é o primeiro estagiário do curso a participar do Projeto ‘Lean nas Emergências’, um projeto do Ministério da Saúde implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos.

Durante o estágio e visita ao hospital, o aluno pode vivenciar a atuação do engenheiro de produção, com ação direta na melhoria de indicadores, tais como: tempo de permanência no complexo hospitalar, redução de custos, melhoria nos processos, melhoria nos layouts, giro de leitos, dentre outros.

O discente destaca a importância de realizar o seu estágio em uma instituição de referência no mundo: “como acadêmico do último semestre do curso de Engenharia de Produção do UNINTA, realizar estágio nesta instituição de excelência, que é o Hospital Sírio Libanês, sob a supervisão do Engenheiro Marco Saavedra Bravo, um dos responsáveis pelo projeto Lean nas Emergências, com abrangênc ia em todo território brasileiro, tem sido uma experiência incomensurável. Agradeço ao Hospital, bem como todo time do projeto por inúmeros conhecimentos agregados, ao Curso de Engenharia de Produção e agradeço a Diretoria de Estágios do UNINTA, por fazer do estágio supervisionado uma ferramenta importante na formação do engenheiro”, ressalta.

A coordenadora do curso, Prof. Me. Auceliane André da Silva Lima fala sobre a aprovação do estágio e a utilização do sistema Lean: “com certeza a experiência de Estágio do Francisco no hospital Sírio-Libanês será um importante diferencial, pois grandes hospitais da nossa região demonstram interesse na aplicação das ferramentas do sistema Lean, como a Santa Casa de Misericórdia de Sobral que já sinalizou interesse na abertura de vagas de estágio para engenheiros de produção e administradores”.

Ela ainda destaca que “dentro do Curso de Engenharia de Produção do UNINTA trabalhamos bastante com o Sistema Lean de Produção, que é uma filosofia de Gestão Japonesa focada na redução de desperdícios, que pode ser aplicada a empresas de todos os segmentos para ganho de produtividade, inclusive em hospitais e clínicas o Lean Healthcare”, finalizou a coordenadora.

Lean: O que é ?
É um sistema de gestão desenvolvido pela empresa Toyota (empresa japonesa), elaborado para reduzir desperdícios. O sistema tem princípios de eliminação e redução de custos e ganho de produtividade. Ele teve início na área industrial, mas pode ser aplicado nas empresas de serviços de saúde, como nos hospitais.

Identificar os problemas e saber como resolvê-los é a premissa da filosofia Lean, um método de gestão que muda a realidade da empresa e conduz os negócios ao sucesso.

Sobre o Curso
O curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Inta (UNINTA) visa a formação de profissionais com perfil empreendedor, com capacidade de executar funções técnicas específicas da engenharia como projeto, otimização, operação, manutenção de sistemas produtivos, além de possuir habilidade de atuação gerencial nos diversos níveis de organização das empresas.

Veja mais fotos: