Direito UNINTA: Palestra debateu a História do Direito Ambiental e a Responsabilidade Civil

Como atividade da Disciplina de Direito Ambiental, os acadêmicos do 7º semestre do curso de Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram na quinta-feira, 19 de maio, de uma palestra que discutiu “A História do Direito Ambiental e a Responsabilidade Civil Ambiental”. Realizado no auditório no Auditório II Multifuncional, o momento foi conduzido pela Professora Me. Manuela Perdigão.

O evento tratou, no primeiro momento, dos anseios dos atores internacionais em relação à necessidade da proteção do meio ambiente, evidenciando durante a palestra os principais debates realizados, destacando-se a Conferência de Estocolmo, a Rio-92 e a última COP – 26, em Glasgow.

Além disso, foram evidenciados os conceitos da responsabilidade civil e as principais teorias adotadas, bem como a perspectiva da responsabilidade para o Direito Ambiental. A “Teoria Objetiva”, outro ponto abordado, não exige a comprovação da culpa para a reparação dos danos ambientais causados pelos agentes envolvidos, ainda que decorrentes de atividade lícita.

Organizadora da palestra, a Profa. Me. Helaine Medeiros falou sobre a importância de debater a responsabilidade civil ambiental. “A participação foi intensa e fiquei feliz que faltaram cadeiras para a grande presença dos nossos acadêmicos. O objetivo deste momento foi integrar as 03 turmas da disciplina para tratar de um tema muito importante e relevante que faz parte do nosso cronograma. É uma temática que está sempre em alta e precisa ser discutida”. Pontuou.

Sobre o Curso de Direito do UNINTA
Com um vasto campo de trabalho com excelentes oportunidades de remuneração, a carreira no Direito pode alcançar os melhores salários do Brasil. O mercado de trabalho é promissor, seja pela abertura de concursos públicos em diversos níveis e cargos, seja por meio das oportunidades de atuação privada, como na advocacia e no magistério.

A graduação do UNINTA, autorizada com nota máxima no Ministério da Educação (MEC), conta com um time de professores qualificados e acesso a várias atividades de aprofundamento e aprimoramento de conteúdo. Os acadêmicos têm a oportunidade de atuar junto a comunidade no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), em atividades de responsabilidade social, ofertadas pela execução de projetos de Extensão, e no projeto Laços de Família, parceria da instituição com a Defensoria Pública do Estado do Ceará que promove mediação e conciliação.

As inscrições para a turma de 2022.2 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares.