Dia do Assistente Social é celebrado com mesa-redonda virtual

Trazendo como tema o “Trabalho pela Vida e Resistência dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais”, os Cursos de Serviço Social do Centro Universitário Inta (UNINTA) e da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), nas modalidades presencial, semipresencial e Flex (EaD), promoveram na terça-feira, 25 de maio, uma mesa-redonda em comemoração ao dia do Assistente Social, celebrado no dia 15 de maio.

O evento, realizado em formato virtual, foi transmitido pelo canal oficial do UNINTA no Youtube e teve como objetivo reforçar a inserção do profissional na luta e resistência junto às comunidades indígenas, quilombolas, ciganas e muitos outros, que estão não só no campo, mas também nas cidades.

O momento contou com a participação da indigenista especializada da FUNAI e pesquisadora, Me. Luciana Nogueira Nóbrega e do Assistente Social, Me. André Fernandes. A temática do evento foi pensada para fortalecer o projeto ético-político profissional na defesa dos povos, contribuindo para a formação dos futuros assistentes sociais.

A abertura da mesa-redonda foi conduzida pela coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário Inta (UNINTA) e UNINTA EaD, Profa. Me. Isabelle Melo Rocha Lima, que destacou a importância do evento para os acadêmicos e futuros profissionais, “pensamos nesse momento com muito carinho e apreço. O momento serve para ampliarmos as visões desse tema. A temática segue a agenda do Conselho Federal de Serviço Social e dos conselhos regionais em todo Brasil. Estamos aqui, virtualmente, comemorando esse dia com todos os estudantes, celebrando o dia do assistente social e reconhecendo o valor desse profissional”, ressaltou.

Ainda no início do evento, a Coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), Profa. Me. Cláudia Costa parabenizou a escolha do tema e reforçou a necessidade de que seja mais explorado pelo campo do conhecimento do Serviço Social, dada a sua pertinência.

Em seu discurso, a Coordenadora do Polo Digital, Me. Ilani Marques Souto Araújo ressaltou a importância da assistência social, “retratar e debater o posicionamento do assistente social, frente às causas dos povos originários e comunidades tradicionais, só mostram o tamanho da importância do projeto ético e político do serviço social e a sua relação com estas comunidades que por vezes são desassistidas”, enfatizou.

Sobre o Curso
O curso de Serviço Social do Centro Universitário Inta (UNINTA) é ofertado nas modalidades Presencial, Flex (EaD) e Polo Digital e tem duração de 4 anos, com inserção do estudante nas práticas profissionais desde o começo do curso.

O assistente social tem um papel imprescindível na garantia dos direitos e deveres de todos, enquanto cidadãos. O profissional formado em serviço social tem diversos espaços no mercado de trabalho, seja em instituições públicas ou privadas, em vários segmentos, como hospitais, escolas, universidades, Organizações não Governamentais (ONG).

O curso está ofertado no processo seletivo tradicional 2021.2, com inscrições gratuitas: www.uninta.edu.br/vestibulares.