Curso de Odontologia do UNINTA firma parceria com Hospital Regional Norte (HRN) de Sobral para práticas acadêmicas

O curso de Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) recebeu, na tarde desta terça-feira (29), uma equipe do Hospital Regional Norte (HRN) de Sobral, e na ocasião, apresentou todo o processo de esterilização de materiais que é aplicado na Clínica de Práticas Odontológicas da IES. Após inspeção, foi oficializada a parceria com o Hospital para receber cerca 60 acadêmicos, dos 7º e 8º semestres que cursam as disciplinas de Odontogeriatria e Odontologia Hospitalar.

Posteriormente à aprovação do processo, será possível que os próprios acadêmicos possam levar o instrumental já esterilizado na instituição até o local da prática. Participaram da visita, a Coordenadora do Centro de Estudos do HRN, Brunna Costa Vasconcelos, a Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Diana Karla Muniz, e a Coordenadora da Central de Material de Esterilização, Larisse Luciano.

A Coordenadora Brunna Costa Vasconcelos agradece a receptividade e evidencia que, “as expectativas são as melhores para o início dessas práticas, já recebemos estagiários de outros cursos do UNINTA, mas do curso de odontologia será a primeira turma. Fomos muito bem recebidos pela equipe do UNINTA, e percebemos a extrema organização e zelo dos profissionais que trabalham no local”, destaca.

Os estudantes estarão sob a supervisão da Professora Me. Manuela Almeida, que frisa a importância da disciplina para os futuros cirurgiões dentistas. “A odontologia hospitalar é uma área nova e, consequentemente, uma disciplina recém chegada, e já foi evidenciada e comprovada a imprescindível atuação do cirurgião dentista nesse ambiente. É uma inovação, e no Estado do Ceará, o UNINTA é a única instituição de ensino superior que oferece essa disciplina de forma obrigatória”. Enfatiza.

O Coordenador do curso, Prof. Me. Arry Rocha reforça sobre a parceria, “foi de suma importância essa visita técnica da equipe do Hospital Regional Norte de Sobral, pois isto possibilita uma troca de experiências entre esse importante nosocômio e o Curso de Odontologia do UNINTA. Além disso, a equipe do referido hospital pode constatar que a nossa CME (Centro de Material e Esterilização) é uma das melhores centrais de esterilização do Norte-Nordeste do Brasil”, ressalta.

Sobre o curso de Odontologia do UNINTA
O Curso de Odontologia do UNINTA tem duração de 5 anos, e foi autorizado pelo MEC com nota máxima, tendo sido o primeiro curso de Odontologia privado da Região Noroeste do Estado do Ceará.

A infraestrutura do curso possui espaços, como laboratórios de ciências básicas, laboratório de habilidades odontológicas, pré-clínico e, conta também com uma clínica odontológica, com capacidade para atender pacientes de Sobral e municípios da região Noroeste do estado.