Curso de Odontologia do UNINTA faz a aquisição de aparelho para sedação consciente com óxido nitroso e oxigênio

O Curso de Odontologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou a aquisição de aparelho para sedação consciente com óxido nitroso e oxigênio. A ferramenta será utilizada na Clínica Odontológica e tem como objetivo proporcionar o relaxamento, em consultas, de pessoas que tenham fobia e de pessoas com necessidades especiais. Vale destacar que a instituição de ensino é a única do Estado que possui esse equipamento e o uso será exclusivo para os profissionais odontológicos habilitados para a utilização.

Esse tipo de procedimento chamado de ‘sedação consciente’ é uma técnica usada na Odontologia que proporciona um repouso do paciente e permite que os tratamentos sejam realizados de forma mais eficaz.

O gás de óxido nitroso tem efeito sobre o sistema nervoso central e, para ser inalado, a substância é misturada com oxigênio, sempre respeitando a sua proporção máxima de 70% de óxido. Durante o procedimento, o paciente utiliza uma máscara que é colocada para que ele respire a essa mistura gasosa e o profissional odontológico acompanhe de perto e controle o limite de sedação para cada ocasião.

O Coordenador do Curso, Prof. Me. Arry Rocha de Oliveira Junior, falou sobre a importância da aquisição. “O curso de Odontologia do UNINTA hoje concentra o ensino e a assistência, e a importância desse equipamento, como ensino, é dar um upgrade a disciplina de PNE (Pacientes com Necessidades Especiais), e isso vai servir como conhecimento para os acadêmicos. Vamos ofertar mais um serviço de qualidade dentro da clínica. Levando para a assistência, vai possibilitar o acesso de pacientes de baixa renda que não tem condições de utilizar esse equipamento, que hoje está disponível apenas em consultórios particulares”. Destacou.

Sobre o Curso de Odontologia do UNINTA

Autorizado com nota máxima pelo MEC, a graduação em Odontologia do UNINTA possui hoje a maior estrutura física do estado do Ceará. O curso possui laboratórios de ciências básicas, laboratórios de habilidades odontológicas, além de pré-clínicas e uma clínica-escola com 16 mil metros quadrados e capacidade para mais de 80 atendimentos simultâneos.

Ao longo de 5 anos, os acadêmicos aprendem a exercer a profissão com metodologias modernas e professores qualificados, com experiência profissional e docente. Além da teoria em sala de aula, os alunos têm diversas oportunidades para adquirir conhecimento, através de projetos que atendem a comunidade, monitorias, ligas acadêmicas e centenas de campos de estágios.

As inscrições para a turma de 2022.1 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares. O curso pode ser financiado em até 97% pelo FIES.