Curso de Serviço Social comemorou os 25 anos do Código de Ética Profissional

Em comemoração aos 25 anos de existência do Código de Ética do/a Assistente Social, a Coordenação do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Inta (UNINTA) organizou, no dia 13 de março, juntamente com o Centro Acadêmico do curso, um Cinedebate que abordou os desafios do Projeto Ético e Político Profissional na contemporaneidade.

De acordo com a Profa. Isabelle Melo, responsável pela disciplina de Ética Profissional, “o momento foi de afirmação das bandeiras de lutas profissionais, contando com todos os acadêmicos do Curso do UNINTA”, ressaltou.

“O Código de Ética do/a Assistente Social é uma grande conquista para a categoria, mas vale ressaltar que essa conquista só ganha valor se for exercida por toda a categoria como valor e, sobretudo, na utilização deste na prática social por meio das ações profissionais do nosso cotidiano”, explica a coordenadora do curso, Nayara Machado.

De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social:

“O Código de Ética é instrumento de luta, antagônico a legalismos e corporativismo. Ele aponta uma direção ético-política e técnica para compreendermos as expressões da questão social e nos ajuda a elaborar respostas profissionais para nosso cotidiano”, defende a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Daniela Möller.

O Código de Ética se mostra atualíssimo, pois demonstra inquietação e inconformismo diante de qualquer injustiça, violência, discriminação. “Ao balizar sua atuação profissional no Código de Ética, assistentes sociais escolheram um lado, que é o da classe trabalhadora”, completa Daniela.