Curso de Jornalismo lança novas edições da revista Correio Acadêmico

O curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) lança, no dia 10 de junho, a 4° e 5° edição da revista “Correio Acadêmico”, projeto da disciplina Oficina de Redação e Produção Jornalística, ministrada pelo Prof. Me. Adilson Nóbrega. As edições são produzidas por duas turmas, dos semestres letivos de 2018.1 e 2018.2. As pautas abordam assuntos de cultura, cotidiano e cidades para o público da região Norte do Ceará.

O evento de lançamento contará com a presença do jornalista Melquíades Júnior, do Diário do Nordeste, que narrará a sua experiência na produção da reportagem “Viúvas do Veneno”, publicada em 2013 pelo jornal. A matéria, vencedora de prêmios de Jornalismo em âmbito nacional, conta histórias da luta de famílias de trabalhadores que morreram em virtude da contaminação por agrotóxicos em suas atividades.

O Prof. Me. Adilson Nóbrega, que coordenou a produção da revista, comentou. “Estas duas novas edições consolidam um projeto iniciado há cinco anos no curso de Jornalismo e mostram maturidade das turmas ao pensarem em assuntos em sintonia com o universo do público-alvo da revista, que são estudantes universitários de nossa região. Temos abordagens criativas e representativas da identidade deste público”, avalia o professor.

As duas turmas tiveram a oportunidade de trabalhar na produção e planejamento de cada reportagem, além de serem responsáveis pelos textos, imagens e diagramação. “O objetivo é proporcionar a experiência mais próxima possível do mercado de trabalho, sem deixar de lado a reflexão para construção das pautas. O foco é em um Jornalismo humanizado e preocupado com questões relevantes para o estudante universitário”, destaca o professor Adilson.

Para os acadêmicos que produziram as duas edições, a oportunidade de colocar em prática conhecimentos sobre produção, redação e edição foi um dos aspectos mais importantes na construção das revistas. “Foi uma experiência única conhecer histórias novas, participar da edição, ver como ficaria a reportagem”, avaliou Daiane Pontes, estudante do 5º período de Jornalismo, que integrou a turma da edição nº 5.

Para Stephanny Bulhões, do 6º período, o envolvimento na edição nº 4 da Correio Acadêmico trouxe uma aproximação com a realidade do cotidiano jornalístico. “A emoção de trabalhar com o deadline, a expectativa pela aprovação da matéria, o impacto da reportagem junto ao público, tudo isso serviu de muito aprendizado”, disse ela.

Um dos autores da reportagem de capa da edição nº 5 foi Samuel Carvalho, aluno do 3º período, destacou o processo de produção da matéria como uma vivência muito gratificante. “Acompanhamos todo o processo, da produção da pauta até a edição do texto em si. Apesar de todas as dificuldades, não desanimamos, trabalhamos muito para que cada parágrafo saísse da maneira como idealizamos”, ressaltou ele.