Curso de Jornalismo do UNINTA realiza primeira banca de TCC online

O Curso de Jornalismo do Centro Universitário Inta – UNINTA apresentou, no dia 16 de junho, a sua primeira banca examinadora de Trabalho de Conclusão de Curso em formato virtual. A defesa do trabalho da acadêmica Gabrielle Melo Mesquita, intitulado “O Retrato do Jornalismo Investigativo no Cinema: Análise do Filme ‘Spotlight – Segredos Revelados’”, foi a primeira apresentação de TCC do curso a se realizar no período de isolamento social e, ainda, utilizando plataforma digital.

O trabalho apresentado abordou uma obra cinematográfica, para identificar características relacionadas ao jornalismo de investigação e sua aparição no cinema. “Confesso que foi bastante desafiador, na teoria pode até ser mais fácil, mas não é”, destaca a acadêmica Gabrielle Melo. “Acredito que é muito importante o contato visual e presencial com o público e a banca que está assistindo a defesa. Mas, diante das circunstâncias adversas que vivemos atualmente, a iniciativa do UNINTA de favorecer seus alunos e proporcionar que vivenciem esse momento de validação, mesmo distante, é louvável. A experiência que tive foi maravilhosa, tudo correu da maneira que tinha planejado tantas vezes sozinha no meu quarto. E, agora, espero fazer um jornalismo de qualidade em Sobral ou em qualquer outro local em que exerça essa profissão tão importante e necessária para a sociedade, principalmente em momentos tão incertos como esses que estamos vivendo”, acrescenta Gabrielle.

A banca foi composta pelo Prof. Me. Augustiano Xavier (Orientador), Profa. Me. Liana Dodt  e Profa. Me. Liliane Luz. A defesa ocorreu utilizando a ferramenta Google Meet, e contou com participação de estudantes do curso de Jornalismo do UNINTA. Após as considerações e avaliação da banca examinadora, o trabalho recebeu a nota máxima.

SOBRE O CURSO

O Curso de Bacharelado em Jornalismo do UNINTA tem por objetivo formar profissionais generalistas, humanistas, críticos, éticos e competentes, para atuação na atividade jornalística, que desenvolva a comunicação como prática social, utilizando-se da reflexão teórica, da criatividade, do espírito crítico e humanista dentro do seu contexto local. O curso é o único do estado Ceará autorizado com nota máxima pelo Ministério da Educação.