O curso de Gastronomia do Centro Universitário Inta (UNINTA), além de preparar seus estudantes a serem bons profissionais na cozinha, também ensina e contribui para quem deseja empreender e se destacar no mercado de trabalho gastronômico. Criar seu próprio negócio ou estabelecimento no ramo alimentício é considerado um dos sonhos de quem faz o curso.

Atualmente, o curso tem vários exemplos de acadêmicos que, partiram da sala de aula para o mundo dos negócios. Os Alunos João victor, Mayara Mendes, Ryan Carlos, Vinícius Moraes, Breno Sousa, Maria Virgínia, Maria Kelvia, Gustavo César, Luan Eric e Luzi Maria Pereira, transformaram suas ideias em grandes empreendimentos na região norte do Estado. Dentre os segmentos de atuação desses profissionais estão: Cafeteria, Pizzaria, Salgados, Bebidas e Doces.

O estudante do Curso de Gastronomia do UNINTA e proprietário do Dom Luigi – Pizzaria Artesanal, Vinicius Moraes, fala sobre os desafios do seu novo empreendimento, “hoje, em iminência de me formar, tomei iniciativa de empreender no ramo gastronômico aqui na cidade de Sobral. Estou preparado para enfrentar os desafios de gerir um negócio no ramo de alimentação, não sendo apenas mais um no mercado, mas trazendo inovações em técnicas e produtos de altíssima qualidade, levando a todos uma experiência gastronômica ainda não vista em Sobral”, destacou o empresário.

A coordenadora do curso, Ana Karoline de Oliveira Costa, destaca que muitos alunos já chegam na graduação de Gastronomia com o perfil empreendedor, “temos inclusive, alunos que já trabalham na área, porém a formação acadêmica está de acordo com o que o mercado profissional pede. Assim, os estudantes que já empreendem encontram ferramentas necessárias para aprimorar seu trabalho. Outros alunos só descobrem seu potencial empreendedor dentro da vida acadêmica e estes acabam também abrindo seus próprios negócios já que o curso oferece essa oportunidade de entrar em contato com os conhecimentos da gestão gastronômica”, acrescenta.

De acordo com a gestora de estágio e monitoria, Profa. Lizandra Couras “os alunos desde o 1º Semestre são preparados para lidar com os desafios de um mercado cada vez mais competitivo, no entanto, são estimulados a expressar suas criatividades diante de diversos cenários do mercado atual e até mesmo de um cenário gastronômico que se reinventa e que não para de crescer que até mesmo no momento da Pandemia abre oportunidade para novos empreendedores. Nossos alunos são motivados pela paixão a gastronomia e acreditam em um sonho e com isso vem a vontade de ter seu próprio negócio”, explicou.

Sobre o curso

O curso de Gastronomia do UNINTA prepara o aluno para atuar nos diversos segmentos da área, em atividades voltadas às diferentes culturas alimentares. A área de atuação em Gastronomia abrange empresas com atividades de várias naturezas, como a prestação de serviços em restaurantes, bares e similares. Ao final do curso, o aluno se qualifica a manusear e preparar alimentos, fazer a gestão de pessoal e fornecimento e cuidar de segurança alimentar, processos industriais e legislação relacionada à indústria alimentícia.