Curso de Direito UNINTA recebe etapa presencial do NUPEMEC

O Curso de Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pela profa. Dra. Fernanda Maria Afonso Carneiro, recebeu, na última sexta-feira (15), uma das etapas presenciais do Curso de Formação de Mediadores e Conciliadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), através de parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará.

A aula, ministrada pela juíza Dra. Jovina d’Avila Bordoni e pelo chefe do Centro Judiciário da Comarca de Fortaleza, Dr. Helder César de Sousa Assunção, recebeu estudantes de diferentes instituições de ensino superior de Sobral. Foram trabalhados os conteúdos básicos do curso, com foco nas técnicas de conciliação e mediação e no exercício de casos simulados.

Para a juíza, Dra. Jovina d’Avila, “a importância do encontro presencial está na possibilidade de serem trocadas ideias e experiências, além de serem diminuídas as dúvidas e fazer com que haja maior interação do grupo em formação”, comentou.

O mediador Dr. Helder César, nos falou um pouco sobre a utilização da mediação e conciliação. “Hoje temos presenciado uma etapa do exercício do Direito, da busca constante da resolução dos conflitos pela forma de judicialização, e o Conselho Nacional de Justiça vem acreditando e apoiando uma nova forma de solucionar os conflitos, que é levar o poder de decisão às partes, mostrar que elas são capazes de resolver os seus próprios problemas de forma pacífica.”