CURSO DE DIREITO UNINTA REALIZA A III CERIMÔNIA DO BLAZER

O Curso de Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA), coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Carneiro Neto, através do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) realizou a III Cerimônia do Blazer para os discentes. O momento, que aconteceu na noite de quarta-feira (03), no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, marca a entrada dos acadêmicos no campo de estágio.

O evento solene reuniu professores, estudantes, familiares, amigos e contou com a presença do Presidente da OAB Subsecção Sobral, Dr. Ezio Guimarães Azevedo.

Este ano, excepcionalmente pelo fato de não ter sido realizado durante o período de isolamento, o evento teve participação das turmas do nono e décimo semestre, porém, ordinariamente é realizado apenas com os discentes do nono semestre, que é a turma que está ingressando no NPJ.

O Gestor do NPJ do UNINTA, Prof. Me. Fabiano Ribeiro, comentou sobre o significado do momento. “Esse momento tem a finalidade de acolher alunos que estão entrando na sua prática jurídica. É uma cerimônia que tem a finalidade de preparar o aluno para o mercado de trabalho, para que ele possa ter uma visão de quem está terminando a faculdade e precisa ter um olhar para o mercado e para o cliente.

Na ocasião, o aluno do nono semestre Felipe Frota representou os acadêmicos do curso nessa nova fase de suas vidas fazendo o Juramento.

“Essa cerimônia representa um marco de mais um caminho para nós. Ao ingressar no curso, participamos da palestra inaugural, onde somos apresentados ao curso, é um ponto de partida. E hoje, na cerimônia do blazer, sinto que é aberta outra porta, onde você inicia o fim de um ciclo. ”, declarou Felipe.

O Coordenador do curso, Prof. Dr. Manuel de Castro Carneiro Neto, menciona que a cerimônia, realizando a colocação do blazer sobre o estudante, simboliza também o início do atendimento ao público. “A cerimônia do blazer tem uma simbologia que marca a entrada do estudante do curso de direito no estágio obrigatório do curso, que é o NPJ. Até o oitavo período, o estudante se depara com disciplinas teóricas e práticas simuladas em sala de aula, com petição e júri simulados e audiências simuladas. A partir do momento em que ele ingressa no NPJ, ele começa a realizar atendimento real, audiências reais, petições reais. Então isso tem toda uma importância não só simbólica, mas também profissional, pois ele vai começar a lidar com pessoas reais, dentro do ambiente social. ”

O NPJ

O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do UNINTA oferece atendimentos gratuitos para a comunidade em geral, prestando consultas e encaminhando ações relacionadas ao Direito Civil, configurando-se como uma importante ferramenta de Responsabilidade em geral, prestando consultas e encaminhando ações relacionadas ao Direito Civil, configurando-se como uma importante ferramenta de Responsabilidade Social. O setor fica localizado na Rua Coronel Antônio Rodrigues Magalhães, 359 – Dom Expedito, Sobral – Estacionamento Sede II.

Conheça os serviços:

• Investigação de paternidade
  • Usucapião
  • Retificação de Registros
  • Inventário
  • Curatela
  • Divórcio
  • Partilha de Bens
  • Pensão Alimentícia
  • Herança
  • Indenização
  • Cobrança; entre outros.