Curso de Biomedicina promove ação em escola no município de Catunda

Na manhã de sexta-feira, 24 de março, os acadêmicos do curso de Biomedicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveram uma ação educativa na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Monsenhor Ximenes, na cidade de Catunda. A visita faz parte do Projeto de Extensão em Saúde, que tem como mentora a Profa. Germana Vasconcelos.

O momento contribuiu para a conscientização sobre a importância da saúde e da ciência entre os jovens. A palestra abordou temas relevantes, como a prevenção de doenças e a importância de hábitos saudáveis, e apresentou aos alunos as possibilidades de carreira na área da saúde. As demonstrações também ajudaram a ilustrar o conteúdo de forma lúdica e didática, despertando o interesse dos estudantes.

Os estudantes participantes formam o Centro Acadêmico Sinergia. Com a iniciativa, buscaram demonstrar o compromisso com a valorização da diversidade e inclusão dentro das atividades universitárias. Foram realizadas demonstrações relacionadas às áreas de atuação da biomedicina e apresentados exemplos práticos do trabalho realizado na perícia criminal, bem como uma pequena amostra de papiloscopia e do banco de sangue, com demonstrações de tipagem sanguínea, além de uma conversa sobre a importância da doação.

Durante a palestra, a acadêmica Flavianne Ferreira representou o Centro Acadêmico do curso e abordou o tema “Meninas e Mulheres na Ciência”. Além de destacar a importância da presença feminina em áreas científicas, também falou sobre a atuação da biomedicina, suas habilitações e as pesquisas científicas desenvolvidas. Uma oportunidade para inspirar jovens estudantes a considerarem carreiras na área da saúde e fomentou discussões importantes sobre igualdade de gênero no meio acadêmico e profissional.

A docente Germana Vasconcelos destacou que as ações de biomedicina dentro das escolas de ensino médio são fundamentais para despertar o interesse dos jovens pela área da saúde e contribuem para uma formação mais completa.

“A biomedicina é uma área da saúde que abrange diversos aspectos do funcionamento do corpo humano, desde a análise de exames laboratoriais até a pesquisa de novos medicamentos e terapias. Ao levar essas informações para os alunos do ensino médio, ações de biomedicina podem ajudá-los a entender melhor o funcionamento do corpo humano e a se conscientizarem sobre a importância de cuidar da saúde de maneira preventiva”, explicou a professora.