Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA promove Exposição Fotográfica e exibe registros da ‘vida universitária sob uma perspectiva diferente’

Na tarde da última terça-feira, 07 de junho, o curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou o lançamento da sua I Exposição Fotográfica, que trouxe como temática “UNi ‘Versos’. Arquitetura e seus Olhares, uma Perspectiva Universitária”. A exibição aconteceu no foyer do Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e reuniu Pró-Reitores, coordenadores, professores, acadêmicos e colaboradores.

Com 16 fotos selecionadas, a exposição reuniu cliques dos acadêmicos da disciplina Oficina de Fotografia e ficará aberta ao público até o dia 30 de junho, no mesmo local.

Sobre a atividade, a acadêmica Layla Machado afirmou que a fotografia é uma forma de expressão inspiradora. “Como aluna, me sinto inspirada a dar o meu melhor. Saber que seu trabalho vai ser visto e reconhecido, é importante promovermos esses tipos de exposição. Para que além do reconhecimento exista a integração entre nós e a universidade, sem dúvida poder se expressar através de fotografias de cenários que vemos todos os dias foi uma experiência única”, colocou.

Para o estudante Paulo Araújo Filho, o momento serve como evolução do olhar dos futuros profissionais. “Uma experiência incrível que ajuda o aluno a aprimorar o olhar para a Arquitetura”, afirma.

Segundo o Professor da disciplina e organizador do evento, Me. Matheus Salvany, a iniciativa tem a intenção de prover novas vivências para os estudantes. “Eu acredito muito na força transformadora da arte. Esta exposição é, na verdade, uma ação de estímulo aos acadêmicos, além de uma experiência que carrega a reflexão de como a fotografia pode modificar ambientes e retratar olhares singulares sobre objetos e caminhos rotineiros. Hoje temos um espaço modificado dentro da Universidade e a arte é a grande responsável”. Evidenciou.

Coordenado pela Profa. Me. Natália Alexandre Costa, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA possui um projeto pedagógico que prima por uma formação ampla e com foco na concepção arquitetônica como um todo, entendendo-se a Arquitetura como obra construída e não limitada apenas ao projeto. Outro aspecto relevante é a relação com a cidade, em uma abordagem ampla do contexto socioeconômico e político, de modo a capacitar o estudante a atuar consciente dos diversos atores que influenciam a produção arquitetônica e urbanística.

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA
Com duração de 05 anos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso.

O curso foi autorizado pelo MEC com nota 4 e oferece uma excelente estrutura de laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental. Promovendo uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características.
Tudo isso permite que os alunos vivenciem a prática da profissão desde os primeiros semestres.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2022.2 já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.