Comunicado sobre o retorno seguro das atividades

Em atenção às ações da Comissão Interna de Biossegurança (CIBio) e sensível às recentes modificações no cenário epidemiológico da COVID-19, com explícito aumento no número de casos confirmados, o Conselho Universitário (CONSUNI) do Centro Universitário Inta (UNINTA) decidiu que:

1. Todas as atividades do semestre 2022.1 serão realizadas presencialmente, salvo disposição em contrário, manifestada por meio de atos normativos editados pelos governos municipal, estadual ou federal no tocante ao agravamento da Pandemia da COVID-19.
  2. No sentido de mitigar o risco de contaminação pela variante B.1.1.529 (ômicron) do SARS-CoV-2, a qual é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais contagiosa e a mais prevalente no Brasil nos dias correntes, decidiu-se que as aulas teóricas das turmas com quantitativo superior a 30 acadêmicos, cuja frequência regular seja devidamente comprovada, serão devidamente divididas em subturmas, com atividades ocorrendo em alternância semanal entre o ensino presencial e o síncrono remoto, respeitando-se a ocupação máxima de sala de aula, privilegiando-se o ensino presencial e sem prejuízo aos protocolos de Biossegurança vigentes na IES.
  3. O disposto no item anterior é temporário, cessando seus efeitos após 30 dias do início das atividades do semestre 2022.1.
  4. Fica assegurada, para todos os efeitos, a permanência exclusiva no regime síncrono, durante as aulas teóricas, para os alunos que por razões médicas devidamente comprovadas, através da apresentação de atestado ou relatório médico, não possam retornar integralmente ao regime presencial.
  5. As aulas práticas laboratoriais e demais atividades práticas permanecem sendo realizadas presencialmente, seguindo-se a última normativa de biossegurança encaminhada às coordenações dos laboratórios e respeitando-se o pactuado no manual de retorno às atividades do UNINTA.
  6. A partir da cinética dos indicadores de infecção por SARS-CoV-2 na Zona Norte do Estado do Ceará, o UNINTA poderá optar pela adoção de novas medidas que se fizerem necessárias, conforme indicado pela CIBio e amplamente discutidas nos conselhos superiores.
  7. O presente comunicado possui efeitos tanto para a sede quanto para o respectivo campus do UNINTA em Itapipoca – Ceará.