Com uma extensa programação, Enfermagem UNINTA realiza 14ª Jornada reunindo mais de 300 participantes. Confira o resumo do evento

Reunindo mais de 300 estudantes, o curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) promoveu durante os dias de 24, 25, 26 e 27 de maio, a 14ª edição de sua Jornada. O evento teve como tema central “Práticas Avançadas em Enfermagem: Inovação para Ensino, Pesquisa, Assistência e Gestão”.

A jornada já é tradicional no curso e trouxe em sua programação minicursos, palestras, apresentações de trabalho, oficinas e mostras dos projetos de extensão, grupos de pesquisa e ligas acadêmicas.

No primeiro dia do evento, aconteceu a entrega do Pergaminho de Chancela ao Mérito para duas personalidades da Enfermagem. A seleção dos homenageados ocorreu previamente ao evento, em sala fechada, com os integrantes de NDE do curso. Os dois profissionais que receberam maior número de votos foram contemplados com a honraria. Este ano os agraciados são: Maria Aurineide de Oliveira (In memoriam) e Cesarina Gadelha do Nascimento.
Antes da entrega da honraria, a Profa. Me. Raila Souto Pinto Menezes traçou a trajetória das duas personalidades para que a plateia compreendesse o motivo da contemplação.

A noite de abertura contou ainda com a palestra magna da doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pesquisadora da temática de práticas avançadas, Marjorie Dantas.

Durante o segundo dia, na quarta-feira, 25 de maio, as atividades da jornada foram concentradas nos turnos manhã e noite, com profissionais renomados na zona norte, tais como: Enfermeira Estomaterapeuta, Cláudia Galdino; Enfermeira do HEMOCE Regional de Sobral, Me. Roberta Farias; Professora Dra. Marjorie Dantas e a Coordenadora de Enfermagem da Santa Casa de Sobral, Conceição Nunes.

Na quinta-feira, 26 de maio, foram realizadas as apresentações dos trabalhos científicos que foram submetidos ao evento. Dos 73 trabalhos submetidos, 59 foram aprovados e apresentados pelos autores principais para uma banca de professores examinadores.

No mesmo dia, no turno da noite, houve a ‘Mostra de Projetos de Extensão e Ligas Acadêmicas’ do curso de Enfermagem no foyer do auditório Central, com a exposição das atividades desenvolvidas nestes por meio de fotos, banners, apresentações orais e jogos educativos.

Na sexta-feira, encerrou-se o evento no Auditório Central com entrega de menções honrosas aos melhores trabalhos submetidos e apresentados. O momento contou com discursos de agradecimentos da presidente do evento, Francisca Alanny Rocha Aguiar e do Coordenador do Curso, Prof. Me. Francisco Meykel Amancio Gomes.

“A jornada é o principal evento do nosso curso. Foi uma semana intensa e de muito trabalho. Ficamos muito felizes e honrados com a participação dos nossos docentes e dos acadêmicos. Trabalhamos as práticas avançadas da Enfermagem, tenho certeza que a nossa jornada tocou todos os participantes”. Afirmou o coordenador do curso.

Sobre o curso de Enfermagem do UNINTA
A graduação em Enfermagem do UNINTA tem duração de 05 anos e oferece aos seus estudantes uma formação qualificada a partir de metodologias inovadoras de ensino e campos de estágios condizentes com as áreas de atuação. Tudo para formar profissionais com conhecimento teórico-prático, preparados para o mercado de trabalho e também para o sucesso.

O processo seletivo para as turmas de 2022.1 está aberto para o curso e está disponível em: uninta.edu.br/vestibulares.