I Ciclo de Audiências Simuladas do Curso de Direito

O Curso de Direito das Faculdades INTA promoveu, nos dias 13 e 22 de junho, o I Ciclo de Audiências Simuladas, resultado da disciplina de Processo Civil I, ministrada pela professora Dra. Déborah de Andrade Aragão Linhares. Nessa atividade os acadêmicos vivenciam a prática da advocacia e de outras atividades jurídicas como a do magistrado e dos servidores.

Para a realização da audiência, de acordo com a profa. Déborah, “os estudantes são divididos em equipes, sendo autores, juízes/servidores e réus. Eles recebem casos relacionados à questões cíveis e devem realizar todas as peças processuais relacionadas, ou seja, autores fazem a petição inicial baseada no caso recebido, servidores fazem os protocolos e recebem o processo, dando despachos e encaminhamentos, passando aos réus com a devida citação e estes deverão fazer a contestação”, explica.

A audiência, que foi aberta aos demais estudantes do curso, seguiu os mesmos procedimentos de uma audiência real, incluindo pregão, qualificação das partes, produção de provas e oitiva de testemunhas.