Cerimônias do Jaleco Branco da Medicina UNINTA Campus Sobral reúnem acadêmicos das turmas 29 e 30

Os acadêmicos das turmas 29 e 30 do curso de Medicina do Campus Sobral do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram da tradicional Cerimônia do Jaleco Branco e receberam a importante vestimenta de biossegurança. Os momentos aconteceram no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contaram com a presença do Coordenador do curso, Prof. Dr. Geison Lira, além de Pró-Reitores, professores, familiares e convidados. Ambos os eventos foram transmitidos ao vivo pelo canal do UNINTA, no Youtube.

Durante as cerimônias, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Posteriormente, prestaram o juramento reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão e, principalmente, do cuidado com a saúde de seus futuros pacientes.

Com a obrigatoriedade do uso de máscaras, a solenidade cumpriu um rígido protocolo de Biossegurança e distanciamento entre estudantes, proporcionando, assim, a presença de familiares e amigos.

A cerimônia do Jaleco Branco é um momento simbólico e um rito de passagem dos estudantes dos cursos da área da saúde. Bastante emocionada e acompanhada de sua família, a acadêmica Cibelle Costa externou a sua felicidade. “Hoje é um dia muito importante e de extrema responsabilidade, se concretiza o início de uma jornada importante no curso. Estou realizando o meu sonho e o da minha família. É algo mágico, ao vestir o jaleco meu coração transbordou de alegria”. Evidenciou.

O Coordenador do Curso, Prof. Dr. Geison Lira, frisou a importância da realização das cerimônias do jaleco e comentou sobre o que representa para a profissão. “Aos poucos vamos voltando à normalidade com esses grandes eventos e graças à vacinação e aos cuidados que a instituição vem proporcionando, estamos realizando esses momentos de celebração para os nossos estudantes. Vestir o jaleco significa assumir a responsabilidade de ser Médico, é o símbolo do que a medicina significa”. Declarou.

“Esses momentos marcam um ciclo. É um evento importante para o curso e para os acadêmicos, familiares e amigos. Destaco principalmente a presença das famílias, pois a nossa intenção é que elas sejam parceiras da nossa instituição neste processo de formação de Medicina, que sabemos de suas dificuldades e que demandam muito esforço; elas têm um papel fundamental nessa preparação”. Enfatizou a Diretora do Centro de Ciências da Saúde – CCS, Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos.

O uso do Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Sobre o Curso de Medicina do UNINTA
O curso de Medicina do UNINTA – Campus Sobral foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2018 com a mais alta nota de reconhecimento do Brasil, o que representa uma formação de excelência para os estudantes que desejam seguir a carreira médica. A profissão é atualmente a que possui os maiores salários no Brasil, com diversas áreas de atuação e oportunidades.

O estudante pode escolher entre estudar no campus de Sobral ou no de Itapipoca. A seleção é feita através da nota do ENEM, em processo seletivo 100% online, e o curso tem ainda acesso a financiamentos pelo FIES, PraValer, Santander e CredIES.