Pesquisar
Close this search box.

Campanha de Castração do HOVET UNINTA em Forquilha ultrapassa marca de 200 consultas e 100 cirurgias

Neste mês de outubro, aconteceu a 3ª etapa da Campanha de Castração Solidária na cidade de Forquilha. A ação é uma parceria do Hospital Veterinário (HOVET) do UNINTA com a Prefeitura do município e ultrapassou a marca de 200 consultas e 131 castrações. O objetivo é atingir 436 castrações até o final deste ano.

A parceria traz grandes benefícios para os animais, tanto nas questões populacionais quanto para a prevenção de doenças. Somente no fim de semana dos dias 2 e 3, foram cerca de 50 animais castrados, entre cães e gatos, além de 80 consultas e hemogramas. Para isso, participam médicos veterinários, cirurgiões e anestesiologistas, além de estagiários da graduação em Medicina Veterinária do UNINTA.

A acadêmica e estagiária do HOVET, Giulia Souza afirmou que participar da Campanha de Castração tem sido uma experiência enriquecedora. “São oportunidades assim que devem ser agarradas por aqueles que têm intimidade e desejam seguir clínica médica e cirúrgica pois, no decorrer da campanha, temos contato direto com tutores. Portanto tem-se um espaço aberto, supervisionado, para diálogo com os mesmos, adentrando na explicação de receituários. Participamos de forma efetiva dos procedimentos cirúrgicos e aprendemos bastante na prática com o acompanhamento das técnicas cirúrgicas realizadas”.

O Médico Veterinário Felipe Rodrigues explica que as castrações trazem diferentes benefícios para os animais. Nas fêmeas, evita infecções urinárias e diminui o risco de câncer de mama. 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio não correm o risco de desenvolver a doença. Nas gatas, a redução fica entre 40% e 80%. Já nos machos, o procedimento evita as fugas de casa, que podem resultar em atropelamentos e brigas com outros machos.

Fechar
modal