Biomedicina em Foco discutiu a radiação ionizante no diagnóstico e tratamento do câncer

Na segunda-feira (15), o projeto Biomedicina em Foco promoveu mais uma edição. O evento, que aconteceu no auditório do UNINTA, reuniu os estudantes para debater o tema “Radiação Ionizante e Não Ionizante Aplicados ao Diagnóstico e Tratamento do Câncer”.

O momento contou com palestras do coordenador do Departamento de Radioterapia da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dr. Lenine Campos Miranda, e do biomédico imaginologista, Dr. Antônio Caio de Almeida Mesquita. Estiveram presentes também a Diretora de Carreiras da Saúde, Dra. Michelle Alves, e a Pró-Reitora de Extensão e Responsabilidade Social, Profa. Esp. Regina Aguiar.

O coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Dr. Vicente Landim, explica que o assunto tem grande importância por trazer informações atuais sobre a aplicação desse tipo de radiação para pacientes com câncer, doença que acomete hoje mais de 15 milhões de pessoas no mundo.

“É um tema de extrema relevância porque a imaginologia, o diagnóstico por imagem, é uma das áreas de atuação do biomédico. Atualmente nós temos estagiários do curso que estão sob os cuidados do pessoal do setor de imaginologia da Santa Casa. Então vem como um tema para somar com os conhecimentos teóricos que o estudantes têm em sala de aula, somando as práticas das visitas e estágios que temos hoje no hospital da Santa Casa de Sobral,” completou.