Biomedicina em Destaque: Biomédica brasileira que participou do sequenciamento de DNA do coronavírus é homenageada com boneca mais famosa do mundo

Jaqueline Góes de Jesus, a biomédica brasileira que se destacou ao ajudar no sequenciamento de DNA do coronavírus em 2020, ganhou mais um reconhecimento. Desta vez, a homenagem veio com uma versão exclusiva da boneca Barbie, a mais famosa do mundo. A marca Mattel lançou uma linha com cientistas para o projeto Mulheres Inspiradoras.

Nas redes sociais, a Dra. Jaqueline comemorou o reconhecimento de sua profissão e também por agora ter suas características, enquanto mulher negra, representadas na boneca, conhecida internacionalmente e que fez parte de sua infância. Na publicação em seu Instagram, ela comentou: “Me tornar um modelo para novas gerações é provar que, através das oportunidades, o talento e a inteligência podem alcançar e gerar frutos positivos para uma nação.”

A linha da Barbie conta com mais 5 mulheres de diferentes nacionalidades que representam a ciência, as americanas Dra. Audrey Sue Cruz e Amy O’Sullivan, a australiana Dra. Kirby White, a canadense Dra. Chika Stacy Oriuwa e a professora Sarah Gilbert, do Reino Unido. Jaqueline é a única brasileira homenageada.

O coordenador da graduação em Biomedicina do UNINTA, Prof. Dr. Vicente Landim, aponta que a reverência é importante para a comunidade biomédica e completa: “Crianças se inspiram naquilo que elas veem, e poder apresentar para essas crianças uma Barbie negra, biomédica e nordestina é de uma representatividade imensa. Agora temos uma Barbie cientista. Fico muito feliz e orgulhoso com o lançamento dessa boneca inspirada na Dra. Jaqueline Goes, cientista brasileira que teve um papel extremamente importante no sequenciamento do genoma do novo coronavírus.”

Sequenciamento do coronavírus

O trabalho de sequenciamento realizado logo no início da pandemia foi essencial para entender o vírus que começava a circular no Brasil em fevereiro de 2020. Os cientistas da equipe na qual Jaqueline fazia parte, conseguiram em apenas 48h descobrir a informação que muitos países só alcançaram em um período de 15 dias. O momento foi marcante para a ciência brasileira e destacou a atuação dos biomédicos, profissão em ampla ascensão e evidência no mundo atual.

Biomedicina no UNINTA

Carreira em alta no mercado de trabalho, a Biomedicina possui mais de 30 áreas de atuação para o profissional, que pode desde abrir o seu próprio negócio até realizar as mais complexas pesquisas científicas. No UNINTA, os acadêmicos contam com um corpo docente qualificado e laboratórios completos, como os de análises clínicas, microbiologia, uroanálise, parasitologia, bioquímica e bromatologia, solidificam os saberes e habilidades, promovendo contato direto com a prática e a pesquisa. A graduação do UNINTA é a única no Ceará a permitir que o estudante se gradue com duas habilitações profissionais.

As inscrições para a turma de 2021.2 estão abertas, com processo seletivo gratuito e totalmente online no site uninta.edu.br/vestibulares. O curso pode ser financiado em até 97% pelo FIES.

Publicações recentes