Pesquisar
Close this search box.

Aula Inaugural de Direito promove palestras sobre prova da OAB e desempenho em concursos

O curso de Bacharelado em Direito do Centro Universitário Inta (UNINTA), iniciou oficialmente suas aulas do período letivo 2020.1 com um evento formativo e orientador para os discentes. Aconteceu na noite do 11 de março, no Auditório da instituição, e contou com mais de 200 presentes, incluindo acadêmicos, professores, gestores, convidados especiais e público geral.

A mesa solene foi composta pelo Professor Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto, Coordenador do curso, a Professora Esp. Regina Maria Aguiar Alves, Pró-reitora de Extensão e Responsabilidade Social, a Professora Ma. Ingrid Soraya de Oliveira Sá, Pró-reitora Administrativa, o Professor Dr. Evandro Luís da Cunha, Capelão do UNINTA e Professor de Direito e Cidadania, e como convidado de honra, o Dr. Rafael Ponte, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Sobral.

O primeiro orador foi o Dr. Rafael Ponte, quem cumprimentou as autoridades e os presentes, destacando a presença de outros renomados advogados membros da OAB – Subseção Sobral. O jurista deu palavras de motivação e estímulo para os acadêmicos, e indicou a necessidade dos futuros advogados abrangerem mais ramos no mercado de trabalho, dentre eles, o do Direito Internacional. “Temos pontos turísticos de nível mundial bem próximos da nossa cidade e não contamos com especialistas em Direito Internacional para atender essas demandas”, frisou o Dr. Ponte.

Seguidamente, o coordenador do curso discursou ressaltando a importância dos acadêmicos de Direito focarem cada vez mais nos estudo e nas práticas, considerando que a competitividade e exigências do mercado aumentam e mudam, de forma permanente. O professor Dr. Carneiro Neto também apontou a necessidade de troca de experiências e conhecimentos entre estudantes, aconselhando também a formação de grupos de estudo e de momentos de convívio estudantil, o que ele infelizmente não viveu na sua época de estudante.

Na metade da fala do professor Dr. Carneiro Neto, houve uma surpresa inesperada: a aluna do curso Thais Magalhães foi surpreendida pelo seu namorado Caio com um pedido de casamento, cuja resposta foi “sim”.

Dicas de especialistas em Direito

Após da fala da Pró-reitora Administrativa, Professora Soraya Sá, quem também lembrou de diversas vivências da sua época de estudante e professora e desejou bons estudos para os acadêmicos, iniciaram-se as palestras programadas.

Primeiramente, o Professor Me. Gilberto Frota Furtado, professor de Direito do Trabalho, desenvolveu o tema “Como NÃO passar no exame da OAB”, oferecendo, principalmente, advertências e dicas para o estudo. De forma descontraída e humorística, o docente comentou casos de fracasso e frustração de pessoas que não passaram na prova da Ordem, e recomendou aos alunos terem uma programação e organização do dia-a-dia, tanto para essa prova específica, como para concursos ou exames em geral.

Posteriormente, o Professor Especialista Rafael Piaia, Professor de Direito Penal e Processo Penal, explanou a temática “Como potencializar seus estudos acadêmicos”. Celebrando o fato do curso de Direito do UNINTA não ter turma egressa ainda mas com quase 40% de alunos já aprovados no exame da OAB (a prova pode ser feita antes da formatura), o docente ofereceu orientações didáticas e concisas para aproveitar plenamente o ensino e chegar bem preparado às avaliações da Ordem, assim como aos concursos.

O evento contou com a visita da Diretora do Centro de Ciências Humanas e Exatas, Profa. Me. Eliza Angélica Rodrigues Pontes, a qual também foi homenageada pelo segundo palestrante. A noite encerrou com numerosas fotos dos acadêmicos com os membros da OAB presentes e com seus professores, aproveitando o clima solene e elegante que caracteriza o curso de Direito.

Fechar
modal