Pesquisar
Close this search box.

Aula da disciplina de Didática Aplicada à Enfermagem conta com participação do SEAD

Sexta-feira, dia 02 de setembro, a aula da disciplina de Didática aplicada à Enfermagem, ministrada pela Profa. Glaucirene Siebra, contou com a participação da Profa. Silvia Azevedo, representante do Serviço de Acompanhamento ao Discente (SEAD). A disciplina propõe aos discentes o contato com as principais teorias da educação e aprendizagem.  

Na ocasião, a Profa. Silvia Azevedo trabalhou com os estudantes as teorias da aprendizagem e metodologias ativas, auxiliando a ampliar a visão de mundo que os alunos estão descobrindo na disciplina.

Participaram da aula, que teve como foco apresentar metodologias de ensino por meio da encenação de um Congresso internacional, os estudantes de Enfermagem do terceiro semestre, turno noite.

“O enfermeiro é um educador por excelência, então ele precisa entender como as pessoas aprendem, pois existem vários tipos de aprendizagem. A gente sempre faz uma aula dinâmica na disciplina e a Professora Silvia veio para dinamizar ainda mais o conhecimento desses alunos. A cada aula a gente constrói uma metodologia que eles possam aplicar à comunidade. ”  Discorreu a Professora Glaucirene Siebra. 

A estudante Larissa Carvalho comentou empolgada sobre a vivência. “Foi uma experiência muito boa, sensacional. Conseguimos aprender diversas formas de didática.  E melhor ainda, conseguimos repassar o conhecimento adquirido em forma de encenação de uma conferência internacional. O que fez com que a aula se tornasse mais criativa e proveitosa. Foi uma experiência que eu gostaria que todos os meus colegas de outras turmas tivessem a oportunidade de participar também. Pois nos instigou a querer saber ainda mais. ” 

 

AÇÕES DO SEAD:

  • Acompanhamento dos discentes em relação à frequência, avaliações, desenvolvimento do curso, dificuldades na aprendizagem, relação professor-aluno;
  • Propor um sistema de ensino adequado aos objetivos propostos nas disciplinas;
  • Realizar reuniões pedagógicas com assiduidade necessária com atividades que proporcionem sempre mais união e entrosamento entre os professores e alunos;
  • Orientação quanto aos processos de estudo e aos processos externos vivenciados pelo discente otimizando a informação e comunicação;
  • Acompanhar o Rendimento acadêmico dos alunos;
  • Utilização de canais de comunicação para reclamação (diminuir reclamações na Ouvidoria);
  • Agilizar o tempo de respostas às demandas dos alunos;
  • Acompanhamento e orientação educacional trabalhando as dificuldades dos alunos no contexto amplo de educação (aspectos, cognitivos, afetivos e psicopedagógicos) nos aspectos social, econômico e pedagógico através da parceria com a clínica de psicopedagogia;
  • Acompanhar o aluno individualmente ou em grupo, numa perspectiva de tomada de consciência de suas potencialidades, elevando sua autoestima, que é fator primordial para sua aprendizagem;
  • Trabalhar junto aos professores para melhor compreender o comportamento dos alunos e agir de maneira adequada em relação a eles;
  • Escuta, dialoga e orienta educacionalmente na perspectiva ampla de educar;
  • Trabalha da dimensão do currículo oculto cuidando dos processos e conteúdos atitudinais;
  • Promove entrosamento entre família e ensino superior, aproximando o diálogo e contribuindo para formação do cidadão pleno e desenvolvimento da vida pessoal, familiar e para a sua formação profissional.

 

Fechar
modal