Arquitetura e Urbanismo realiza aula no Sítio Histórico de Sobral

Os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram na segunda-feira (29 de abril de 2019) de aula ao ar livre que aconteceu no Sítio Histórico de Sobral, área da cidade tombada em 1999 e protegida pelo IPHAN. O momento fez parte das atividades das disciplinas de Arquitetura e Urbanismo no Brasil; Urbanismo; e Estética e História da Arte, ministradas pelos professores Me. Herbert Rocha, Me. Adilson Manuel e Me. Michelle Maia, respectivamente.

Os acadêmicos e professores presentes caminharam pela área, observando sua morfologia, o traçado das ruas e sua arquitetura, que expressam a importância de Sobral no espaço territorial da Província do Ceará, sobretudo no final do Século XIX. A visita foi acompanhada por uma equipe da TV Meio Norte, de Teresina-PI, que realizava reportagem para um programa de turismo.

Durante o evento, o professor Herbert Rocha apresentou hipóteses defendidas em sua dissertação de mestrado, em referência ao saber médico como influenciador do traçado urbano, o ideal de uma cidade ortogonal a partir de discussões na Câmara Municipal no século XIX e a expansão urbana que não anulou as antigas ruas, do século anterior, que partiam da Igreja do Rosário.

A apresentação foi projetada na parede da Igreja Nossa Senhora das Dores, em aula aberta ao público em geral, depois seguindo em caminhada até a Igreja de N.S. do Rosário dos Pretinhos, de onde partiam as ruas Velha e Nova do Rosário (atuais Cel. José Sabóia e Ernesto Deocleciano), que originaram as malhas leste e oeste da cidade.

“A sequência de sensações visuais desse percurso é única”, afirmou a professora Michelle Maia. “A paisagem é o principal atributo de valor para o tombamento federal da área, ocorrido em 1999”, completou.

Os alunos visitaram ainda alguns edifícios estruturantes do traçado, dentre eles a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, atual Catedral de Sobral, onde encontraram o restaurador Orlando Ramos, uma referência nacional na área de restauração, que está em Sobral prestando consultoria para o restauro dos retábulos da Sé.