Arquitetura e Urbanismo do UNINTA promove a I Cerimônia do Escalímetro

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizou, na noite de quarta-feira (15), a I Cerimônia do Escalímetro que marca a entrada dos novos acadêmicos na universidade. O momento, que foi envolvido pela emoção dos professores e discentes, aconteceu no Auditório II Multifuncional da instituição e recebeu familiares e amigos dos estudantes.

Durante a noite solene, os padrinhos escolhidos pelos próprios alunos, realizaram a entrega do escalímetro, um objeto comum no dia a dia do profissional arquiteto, em alusão a nova jornada que os calouros irão trilhar na vida acadêmica.

O Gestor Pedagógico do curso, Prof. Esp. Arthur Rodrigues Feijão discursou aos estudantes. “O que antes parecia ter sido só um sonho de alguém que desejava profundamente vencer na vida e chegar até essa profissão, hoje é realidade. Quantos talvez não foram os que duvidaram ou incentivaram vocês, ou os que apoiaram ou não os seus planos. Com esse sonho, vocês escolheram o melhor curso da região, na melhor instituição. Hoje tudo faz sentido, pois agora podem dizer a todos: sou estudante de arquitetura e urbanismo”, colocou o Professor.

Estiveram presentes ao momento, compondo a mesa de autoridades acadêmicas, a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Exatas, Profa. Me. Eliza Angélica Rodrigues Ponte, a representante da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, Profa. Esp. Andreia Sousa da Cunha, o Gestor Pedagógico do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Prof. Esp. Arthur Rodrigues Feijão, a Gestora de ENADE, Profa. Me Elisângela Marquine, o Gestor de Monitoria, Profa. Me. Adilson João Tomé Manuel e a representante do corpo docente, Profa. Me. Eloise de Brito Mudo.

Saiba o que é um escalímetro:

De acordo com a Revista Qual Imóvel, “o escalímetro é um instrumento de medida fundamental para quem trabalha com desenhos técnicos ou plantas, tais como engenheiros e arquitetos. É uma espécie de régua, que possui três faces e em cada uma delas, três escalas diferentes.

Graças ao escalímetro é possível fazer o desenho com as medidas certas, utilizando escalas de redução ou ampliação, para que o desenho seja o mais fiel possível à realidade e para que se possa obter dimensões reais, sem a necessidade de cálculos matemáticos extremamente complexos.

Por exemplo, um arquiteto, graças ao escalímetro, consegue converter o tamanho e dimensões reais de um objeto em escalas menores, para que consiga entrar em seu desenho do seu projeto”.