Arquitetura e Urbanismo do UNINTA orienta revitalização de espaço na escola Estadual Dom Walfrido

Na terça-feira, 21 de março, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) foram até a escola Estadual Dom Walfrido Teixeira Vieira para orientar os estudantes e desenvolver ideias do projeto de revitalização e criação de um espaço para expressões artísticas. O espaço escolhido foi a escada central, localizada próxima ao refeitório do prédio.

A ação é organizada pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (EMAU) da graduação do UNINTA e utilizou materiais simples, como lápis, canetas, pincéis e borrachas para dar oportunidade aos estudantes mostrarem seus talentos, desenvolvendo a criatividade em desenhos e ideias para preencher o espaço. Além dos discentes presentes, o momento contou com a supervisão das Professoras da graduação de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA, Me. Eloise Mudo e Esp. Andrinne Cavalcante.

No total, o projeto de extensão engloba 25 alunos da escola e tem como intuito criar novos vínculos e favorecer a apropriação do espaço, a partir do pertencimento.

As ações agora serão concentradas na segunda etapa, que é a realização de uma intervenção direta no local, com três focos de atuação: Pintura temática na parte externa da escada; criação de espaço de produção artística embaixo da escada e a criação de espaço para exposições na parte interna.

A docente Me. Eloise Mudo, explicou que o projeto surgiu a partir de uma demanda da própria escola para que se realizasse uma ação visando trazer novos usos em um espaço importante. “Além de requalificar um espaço físico, é muito importante trabalhar com os estudantes em um ambiente propício à criação e expressão de ideias e sentimentos, entendendo que a partir da co-criação do espaço, amplia-se o vínculo com este, o que favorece um maior pertencimento. Sem mencionar que, para os acadêmicos do nosso curso, é uma possibilidade de aprendizado a partir da troca com os alunos”. Declarou.

Sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA
Com duração de 05 anos, o Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA apresenta um corpo docente qualificado e faz uso de metodologias ativas de aprendizado, estimulando a experimentação na prática para a resolução de problemas, apoiado nos conceitos teóricos e em outros casos de sucesso.

O curso foi autorizado pelo MEC com conceito de excelência e oferece uma excelente estrutura de laboratórios de Maquetes e de Análises de Conforto Ambiental, promovendo uma formação multidisciplinar, estudando as áreas de arte, representação, construção, estruturas, planejamento urbano, patrimônio histórico, cultural e artístico e suas diversas características. Tudo isso permite que os alunos vivenciem a prática da profissão desde os primeiros semestres.

As inscrições do Processo Seletivo, online e gratuito, para o semestre 2023.1 já estão abertas em uninta.edu.br/vestibulares.