Pesquisar
Close this search box.

Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam conjunto arquitetônico, em Fortaleza

Os alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA) realizaram uma visita guiada, sob orientação dos professores Herbert Rocha, Ruy Franco e Alexandra Risello, ao conjunto arquitetônico formado pelo Palácio da Abolição e o Mausoléu Castelo Branco, em Fortaleza. 

Na ocasião, os acadêmicos foram cordialmente recebidos para uma conversa com o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, José Élcio Batista, que reafirmou o compromisso do Estado em perpetuar a história para as futuras gerações. A obra foi tombada pelo Governo em 2004 e hoje retornou a sua origem como sede do poder executivo cearense. 

Durante a visita, esteve presente o arquiteto Robledo Valente Duarte, que coordenou a restauração do conjunto arquitetônico em 2011, cujo projeto original é de autoria do  arquiteto Sérgio Bernardes, com paisagismo do Arquiteto Fernando Chacel. 

Robledo, sobre a obra de restauro, pontua: “nosso maior desafio foi o projeto do auditório onde tivemos que compatibilizar a estrutura nova com a antiga, através da utilização das barras DYWIDAG protendidas para estabilização do conjunto estrutural”. A arte e a cultura fazem parte do novo cenário do Palácio, que hoje abriga uma galeria de arte aberta ao público.

O CONJUNTO

Próximo de completar seu cinquentenário, o complexo arquitetônico é hoje um marco da arquitetura moderna no Ceará e no Brasil, em virtude de sua grandiosidade e do grande balanço estrutural (um dos maiores do país e do mundo) que saltam aos olhos do público.

Fechar
modal