Acadêmicos do UNINTA participam de Pesquisa sobre a COVID-19 em Sobral

Durante os dias 18 a 20 de junho, um grupo de 15 acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Biomedicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) compôs, a convite, a equipe da Pesquisa Multicêntrica Sobre a COVID-19, em Sobral. A iniciativa é do Governo do Estado do Ceará, da Secretaria de Saúde do município e da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).

A pesquisa, que tem como objetivo analisar a prevalência da COVID-19 em Sobral, consiste na testagem aleatória nos bairros do município, com sorteio aleatório de residências, onde foi testada uma pessoa de cada família. Serão três fases, cada uma com 800 testes, totalizando 2400 exames.

Os acadêmicos deram suporte às equipes de saúde da Atenção Básica do município de Sobral, formada por enfermeiros, agentes comunitários e dentistas, na coleta de informações e na realização de testes rápidos para COVID-19, que irão compor os resultados da pesquisa.

O coordenador do curso de Enfermagem, Prof. Me. Meykel Amâncio Gomes, explica a relevância das observações. “É uma pesquisa importante para termos um parâmetro para além dos casos de pessoas com sintomas. Mesmo que a pessoa esteja assintomática, o teste identifica a prevalência, que nos dá uma visão melhor do contexto da pandemia no município”.

O Prof. Dr. Vicente Landim, coordenador do curso de Biomedicina, ressaltou o compromisso do UNINTA em formar profissionais capacitados para contribuir na comunidade onde estão inseridos. “Nessa perspectiva, a instituição preza pela inserção dos seus alunos na pesquisa como um importante instrumento para desenvolver diferentes habilidades. A pesquisa, como uma atividade não curricular desenvolvida pela instituição, torna-se um importante instrumento para a formação, fazendo com que o discente se volte para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade.”

Para o estudante Arthur Bruno, do 8º semestre do curso de Biomedicina, foi um momento rico de aprendizado. “A ação conjunta dos profissionais de saúde, dada a relevância da COVID-19, foi de suma importância pela vivência e troca de experiências. A agilidade e o trabalho em equipe auxiliaram o desenvolvimento da ação atendendo todas as medidas de proteção e prevenção”, ressalta.

A Diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNINTA, Profa. Dra. Michelle Alves também falou sobre a iniciativa. “A importância da realização deste projeto não é só do ponto de vista epidemiológico, o número e a distribuição dos casos, mas também para adotar ações de combate ao novo coronavírus. A participação de estudantes de Enfermagem e Biomedicina dos últimos semestres, respeitando todas as normas de biossegurança e utilização de EPI, favorece o desenvolvimento de competências aos futuros profissionais, de ações sanitárias e saúde pública”, explica.

A Secretaria da Saúde de Sobral garantiu a segurança dos acadêmicos e proveu os equipamentos de proteção individual (EPI), bem como o treinamento necessário. Os participantes receberão um certificado de participação emitido pelo órgão responsável.