Acadêmicos de Enfermagem aprendem sobre saúde coletiva em visita à aldeia indígena Tremembé, em Itarema

Na última terça-feira, 18 de abril, uma turma de acadêmicos do curso de Enfermagem do Centro Universitário Inta (UNINTA) participou de uma visita à aldeia indígena Tremembé, situada em Itarema, no noroeste cearense. A atividade, voltada para o 4º semestre, foi liderada pela docente Me. Ana Eugênia Magalhães, responsável pela disciplina de Saúde Coletiva.

A visita teve o objetivo de expandir o conhecimento dos estudantes através de novas vivências fora da sala de aula. Ao chegarem ao local, foram recebidos pela responsável técnica do polo Tremembé Itarema, a enfermeira Francysnete Monteiro, e também pela acadêmica de enfermagem Iara Marques, que reside no município. Além de visitar a aldeia, participaram de uma roda de conversa com profissionais de saúde e representantes da comunidade indígena.

A Profa. Ana Eugênia comentou sobre a importância do momento para a formação dos enfermeiros no âmbito da saúde coletiva, principalmente na atenção primária. “Vivenciamos conhecimentos da teoria e tivemos acesso a informações valiosas que só a troca de saberes com a equipe e comunidade pode nos passar. Entendemos como os povos indígenas se organizam com a atenção à saúde e como o SUS tem uma organização e atenção voltada para o povo indígena respeitando e assistindo às suas necessidades específicas”, relatou.