Acadêmicos dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia do UNINTA participam da tradicional Cerimônia do Jaleco

Como forma de dar as boas-vindas e simbolizar o início da jornada acadêmica de cada futuro profissional, mais de 60 estudantes de primeiro semestre dos cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia do Centro Universitário Inta (UNINTA) participaram, durante os dias 02 e 03 de maio, da tradicional Cerimônia do Jaleco. Os momentos aconteceram no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues e contaram com a presença de Pró-Reitores, diretores, professores, familiares e convidados. Ambos os eventos foram transmitidos ao vivo pelo canal do UNINTA, no Youtube.

Durante as cerimônias, os jalecos foram entregues aos alunos pelos padrinhos e madrinhas escolhidos pelos próprios discentes. Posteriormente, prestaram o juramento reconhecendo a importância da ética e do compromisso com a profissão e, principalmente, do cuidado com a saúde de seus futuros pacientes.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia, Prof. Me. Rômulo César Afonso Goulart Filho, a cerimônia é um momento especial. “É uma satisfação imensa estarmos recebendo novos fisioterapeutas em formação. O evento simboliza o ingresso do acadêmico ao curso da saúde. Tanto é especial para o aluno, como também para seus familiares. Para nós, que fazemos parte disto, é sempre uma emoção, pois é uma nova história que inicia e estamos aqui como agricultores, alegres em regar essas novas sementes, para que elas venham a crescer e dar frutos que permaneçam”. Pontuou.

“É um momento significativo pra mim, estou muito feliz de estar aqui no UNINTA, estou adorando o curso. Ao vestir o jaleco sinto felicidade, mas ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade. Agora é uma nova jornada que inicia o planejamento de novas metas”. Disse Pedro Nogueira, aluno da Turma 55 do curso de Fisioterapia.

A Coordenadora do curso de Fonoaudiologia, Prof. Me. Edine Dias Pimentel Gomes, elogiou a realização do evento. “A cerimônia foi linda. É um momento muito especial e importante para o ingresso desses estudantes no curso. Agradeço a todos que participaram e estiveram presentes. O jaleco significa cuidado, amor ao próximo, e acima de tudo, competência naquilo que faz”. Comentou.

“A Fonoaudiologia sempre foi o meu sonho. Estar aqui com a minha família é muito importante e gratificante. Tudo isso faz parte de um momento muito decisivo na minha vida. Em vários momentos do evento não contive as lágrimas. É muito significativo”. Declarou Ana Luisa, acadêmica do curso de Fonoaudiologia.

Vestimenta de biossegurança: O Jaleco
O jaleco é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) usado para resguardar profissionais e pacientes dos microrganismos presentes no ambiente hospitalar. No meio acadêmico, o jaleco é utilizado em aulas laboratoriais e durante os estágios e aulas de campo em ambientes hospitalares.

Processo Seletivo 2022.2
As inscrições para o processo seletivo 2022.2 estão abertas para 18 cursos de graduação. Para participar, basta acessar a página vestibular.uninta.edu.br. O UNINTA oferece ainda opções de financiamento, que são: FIES, SANTANDER, PRAVALER e CredIES.